25 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Apresentações da Orquestra Ninho Musical são sucesso de público

Compartilhe essa notícia!

Orquestra formada pelos participantes do Projeto Ninho Musical, edição 2019, realizou três apresentações públicas e quatro ensaios abertos

A Orquestra Filarmônica Ninho Musical, resultado do projeto Ninho Musical, uma iniciativa da Fundação Romi, que em 2019 é apresentado pelo Ministério da Cidadania, através da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Indústrias Romi e apoio cultural da Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d’Oeste, através da Secretaria de Cultura e Turismo, finalizou suas apresentações do ano no último dia 15.

Ao todo foram realizadas três exibições públicas e quatro ensaios abertos à população de Santa Bárbara d’Oeste e das cidades em torno, levando a música orquestral para mais de mil pessoas. Os espetáculos, em distintos pontos da cidade, públicos e gratuitos, oportunizaram o acesso à cultura de forma gratuita e com acessibilidade em LIBRAS. Nas últimas apresentações, estiveram presentes intérpretes de LIBRAS, que proporcionaram a interação de pessoas que compartilham línguas e culturas diferentes a um concerto musical.

O Projeto Ninho Musical acontece desde 2010 na Estação Cultural da Fundação Romi. Durante este período já oportunizou a formação musical de orquestra a milhares de pessoas, com idade a partir de 12 anos. “Em 2020 continuaremos com o projeto. Esta edição será especial, já que completamos 10 anos de execução do Projeto Ninho Musical”, fala o superintendente da Fundação Romi Vainer Penatti. “Retornamos com nossas atividades na Estação Cultural em janeiro, e o Ninho Musical abrirá suas inscrições no primeiro mês do ano, com previsão de retorno em fevereiro”, complementa.

O maestro responsável pela coordenação pedagógica do Projeto Ninho Musical, Paulo Bellan, comenta como foram as apresentações e ensaios abertos. “Realizamos três exibições: no Tivoli Shopping, na Estação Cultural da Fundação Romi e na Igreja Matriz de Santa Bárbara e mais quatro ensaios abertos na Estação Cultural, nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro. ”, conta o Maestro Paulo Bellan. “Conseguimos, através da prática, colocar nossos alunos músicos para mostrarem o que aprenderam e desenvolveram durante 2019. Alguns estão conosco desde 2017, mas outros chegaram este ano, e todos, brilhantemente, participaram das apresentações”, finaliza.

 

 

Sobre a Estação Cultural

 

Inaugurada em 2007, a Estação Cultural ocupa a centenária estação ferroviária de Santa Bárbara d´Oeste, revitalizada e mantida pela Fundação Romi. Em sua trajetória aproximadamente 200 mil pessoas já foram beneficiadas, gratuitamente, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas. A Estação Cultural é um lugar de encontros plurais e multiculturais onde a comunidade pode aprimorar a sua percepção acerca da cultura local e regional, divulgar valores, trocar vivências, adquirir conhecimentos, experimentar emoções, elaborar pensamentos, tomar iniciativas e ajudar a constituir a identidade cultural da cidade e região. A Estação Cultural da Fundação Romi está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste, SP. (19) 3455-4833 ou 3455-4830. www.estacaocultural.org.br.

 

Sobre a Fundação Romi

 

Seu legado iniciou em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi. Tendo como missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura, a Fundação Romi é pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, beneficiando mais de 30 mil pessoas, por ano, através de seus dois grandes eixos: Educação e Cultura. Mantenedora do Núcleo de Educação Integrada, sua escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, oportuniza a formação integral, autônoma e protagonista de crianças, adolescentes e jovens. Além disso, promove, por meio de seu Centro de Documentação Histórica, projetos de educação patrimonial para crianças do Ensino Fundamental I, para reconhecimento e conhecimento da história local como elemento de cultura e cidadania. Somado a isso, seu Centro de Documentação Histórica também realiza o Processamento Técnico da memória do município para guarda, preservação e disponibilização do acervo à população para consulta e pesquisa. Dentre as unidades da Fundação Romi também está a Estação Cultural de Santa Bárbara d´Oeste que, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas atende milhares de pessoas por ano. A Fundação Romi está localizado à Avenida João Ometto, 200, Jd. Panambi, em Santa Bárbara d´Oeste. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!