Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Variedades

Aprenda como manter seu cabelo brilhoso

Conservar o cabelo sedoso, com brilho e sem pontas duplas é um grande desafio. Felizmente, é possível transformar completamente as madeixas com alguns cuidados básicos.

 

Ter o famoso brilho no cabelo é o sonho de muita gente. Com a correria do dia a dia, a utilização de produtos ricos em lauril e a exposição constante a poluição, descolorante, tintas e afins, no entanto, pode ser um pouco difícil conquistar as melenas desejadas.

 

Para manter os cabelos saudáveis e brilhosos, vale fazer uso de alguns produtos específicos, além de adotar algumas atitudes até muito simples. Ficou curiosa para saber mais? Leia o material que preparamos abaixo!

Cabelo com brilho: como conseguir?

A primeira dica é realmente muito fácil: evite lavar os cabelos com água quente. A temperatura fria é sempre a melhor opção, uma vez que ajuda no fechamento das cutículas capilares e retém mais a hidratação.

 

Quando tomamos banho com água muito quente, além de ficarmos com a pele do corpo ressecada, fazemos com que os nossos cabelos fiquem mais sensíveis, com as cutículas abertas e opacos.

 

Se tomar banho com água fria é impossível para você, tente lavar apenas o cabelo dessa forma. Pode dar um pouco mais de trabalho, é verdade, mas tudo é questão de costume.

Faça umectação

A umectação é uma técnica utilizada para diminuir as pontas duplas, tratar cabelos quebradiços e devolver o brilho e a maciez aos fios.

 

É mais utilizada por pessoas que possuem cabelos crespos ou cacheados, mas também pode ser feita em quem tem mechas mais lisas — desde que com menos frequência, uma vez que os fios lisos tendem a ficar “mais pesados” quando recebem algum tipo de óleo.

 

Para fazer a umectação, basta aplicar um óleo vegetal no cabelo não lavado ou limpo apenas com shampoo. O óleo de coco tende a ser o preferido, mas há quem utilize outras opções populares, como o de jojoba.

 

O óleo deve ser aplicado da raiz às pontas do cabelo, permanecendo na cabeça por até duas horas. Após esse tempo, ele deve ser retirado com shampoo. Pode ser necessário fazer duas ou três lavagens consecutivas para retirar o excesso de óleo. Por fim, basta aplicar um condicionador potente, secar os cabelos e aproveitar o efeito.

Cuidado com chapinhas e secadores

Jamais faça chapinha com o cabelo molhado: tal atitude é capaz de “cozinhar” os fios. Se possível, evite a utilização de secadores no dia a dia. Prefira optar por eles apenas quando for necessário secar o cabelo depressa, nos dias frios, ou quando quer fazer uma modelagem diferenciada.

 

Em geral, utilizar aparelhos que submetem o cabelo a altas temperaturas não é o ideal. Como já comentamos, o calor faz com que as cutículas dos fios se abram, tornando-os mais quebradiços e menos hidratados.

 

Antes de utilizar o secador e a chapinha, lembre-se de usar um produto termoprotetor: ele impedirá que os seus fios sofram todos os danos das técnicas, ficando mais saudáveis e, por consequência, mas atraentes aos olhos e ao toque.

 

Uma dica preciosa: após secar os cabelos, finalize o processo com o jato frio do secador. Dessa forma, você deixará a sua madeixa mais modelada e com mais brilho, já que promoverá fechamento de cutículas.

Escolha uma linha que faça sentido para você

Para decidir qual é o melhor produto, você precisa saber qual é o seu tipo de cabelo. Ele tende a ficar muito oleoso depois de 24 horas ou pode ficar sem lavagem por até três dias de forma tranquila e, digamos, discreta? Ele é virgem ou passou recentemente por descolorações mais agressivas? Você tem o costume de utilizar tintas fantasia?

 

Tudo isso faz diferença na hora de escolher os seus produtos. Para manter os cabelos sempre brilhosos, é importante utilizar shampoo e condicionador que dialogue com as suas necessidades capilares. Na dúvida, converse com um especialista e informe-se sobre os melhores procedimentos, ingredientes e itens para compor a sua rotina capilar.