28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Amilton Godoy e Gabriel Grossi apresentam o concerto Villa-Lobos popular no Instituto CPFL, em Campinas

Compartilhe essa notícia!

No programa Música Contemporânea de sábado, 19/08, às 20h, no Instituto CPFL, em Campinas, Amilton Godoy (piano) e Gabriel Grossi (harmônica) apresentam o concerto Villa-Lobos popular. A apresentação é gratuita e faz parte da série Ciclo virtuoso: de Bach a Villa-Lobos (e vice-versa), que tem a curadoria do jornalista João Luiz Sampaio.

 

Segundo o curador, o nome de Heitor Villa-Lobos se impõe no cenário musical brasileiro, e isso não se dá apenas pela qualidade de suas obras. “O compositor, na verdade, tornou-se símbolo de uma possível identidade musical do país. Ele recriou, no universo erudito, a tradição folclórica e popular brasileira”.

 

Amilton Godoy e Gabriel Grossi, nesse concerto, celebram a importância do autor percorrendo o caminho inverso: a partir de obras como as Bachianas nº 4, eles buscam os elementos genuinamente populares da pesquisa que conduziu Villa-Lobos em seu processo criativo. (Mais sobre o trabalho da dupla neste link:https://www.youtube.com/watch?v=2L_cLg8NF_k)

 

O concerto será na Sala Umuarama do Instituto CPFL, em Campinas, com entrada gratuita e retirada de ingressos a partir das 19h (dois ingressos por pessoa).

 

Com patrocínio da CPFL Energia, o projeto é incentivado pelo Proac-SP e realizado pela Livre Conteúdo e pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo.

 

 

Confira o programa:

 

Heitor Villa-Lobos (1887-1959)
– Ciclo Brasileiro: Festa no Sertão
– Guia Prático: A Maré Encheu
– Bachianas Brasileiras nº 4: Prelúdio
– Polichinelo
– Bachianas brasileiras nº 5: Ária (Cantilena)
– Bachianas brasileiras nº 5: Dança (Martelo)
– Canções típicas brasileiras: A Estrela é Lua Nova
– Bachianas brasileiras nº 4: Ária (Cantiga)
– Bachianas brasileiras nº 2: O Trenzinho do Caipira
– Pot-pourri Folclore

 

 

Mais informações em http://www.institutocpfl.org.br/

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!