Amigos Domésticos 

Pets: Você sabia que seu cãozinho pode doar sangue?

Especialista explica a importância do procedimento e alerta para a escassez de doadores e a necessidade urgente de promover essa atitude que salva vidas. Ninguém está livre de sofrer um acidente ou uma doença grave, não é mesmo? Qualquer um de nós pode precisar de transfusão de sangue a qualquer momento e com os pets não é diferente. Porém, se os bancos de sangue para humanos já sofrem com a falta de doadores, imagine a dificuldade de conseguir sangue para os animais. Para promover e divulgar sobre esse procedimento, a…

Leia Mais
24horas Amigos Domésticos 

Conheça 4 variações do Pastor Belga

É muito comum que as pessoas não reconheçam as variações do Pastor Belga. Isso ocorre porque, para quem não tem um olhar muito atento, as diferenças podem ser muitas vezes imperceptíveis.   São quatro as variações do Pastor Belga: o Malinois, o Tervueren, o Laekenois e o Groenendael (este último é considerado o Pastor Belga clássico). Seja qual for o tipo escolhido, saiba que o Pastor Belga é um cachorro bem peculiar, bastante interessante e agrada a todos que o conhecem. Origem do Pastor Belga Os cães dessa raça têm…

Leia Mais
Amigos Domésticos 

Pet Terapia: Cães auxiliam crianças e adultos com deficiências

Além dos alunos da APAE, a terapia com animais também é utilizada para tratamento contra o câncer, doenças cardíacas, estresse, depressão e paralisias.  Já são 132 milhões de animais de estimação no Brasil, sendo 52,2 milhões de cães e 22,1 milhões de gatos. Além disso, o Brasil é o 2º maior mercado pet do mundo. Em 2018 foram US$ 6,44 bilhões movimentados, ou seja, cerca de R$ 20,7 bilhões. Os números são impressionantes, mas não causam surpresa, visto que cerca de 88% de brasileiros consideram e tratam, por exemplo, cachorros…

Leia Mais
Amigos Domésticos 

Cuidados com os gatos no inverno

Estação fria exige atenção especial com os felinos, principalmente os filhotes e idosos O estilo de vida dos gatos domésticos é de fácil entendimento e são perceptíveis as suas necessidades, se os tutores sabem as suas expectativas do ambiente e da alimentação. Por exemplo, com a entrada do inverno, o comportamento dos felinos muda, eles ficam encolhidos e buscam se aconchegar próximo aos cantos mais quentes da casa, o que inclui o colo do seu tutor, já que podem ter a imunidade mais baixa. Confira alguns cuidados que o médico…

Leia Mais
24horas Amigos Domésticos Variedades 

Festas juninas: confira quais cuidados tomar com seu cão ou gato

Médica veterinária explica como se divertir durante as festividades sem susto   Festas são sempre muito animadas e cheias de alegria, principalmente, nas festividades de junho, como Dia de São João (24 de junho). Nós, humanos, aproveitamos para comer comidas típicas e beber quentão. Mas, para os cães e gatos, alguns cuidados devem ser tomados. De acordo com a médica veterinária e coordenadora de Comunicação Científica Pet Food da DogLicious & CatLicious, Bárbara Benitez, não se deve dar nenhum tipo de alimento junino. “O ideal é oferecer ao pet, guloseimas…

Leia Mais
24horas Amigos Domésticos 

Pet x alergia: isso pode dar certo?

Especialista garante que com adaptações no ambiente domiciliar é possível controlar as alergias e ter um animal de estimação É possível ter um animal de estimação sofrendo com alergias? Para a pediatra Déborah Rocha, do Plunes Centro Médico, a resposta é positiva. As alergias são causadas por substâncias alergênicas originárias do corpo ou mucosa dos bichos, que se desprendem da pele do pet e fixam-se no ambiente, ocasionando as alergias. O grande problema é que as casas com pets exigem uma atenção especial com a limpeza e, muitas vezes, isso…

Leia Mais
24horas Amigos Domésticos 

CFMV alerta sociedade sobre os tratamentos caseiros para animais

É cada vez mais comum ver receitas caseiras sendo divulgados na internet como verdadeiros milagres para tratar as mais diversas doenças em animais. No entanto, sempre que se deparar com uma formulação dessas, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) recomenda a consulta a um médico-veterinário para evitar submeter o animal a um tratamento que pode comprometer ainda mais a saúde dele. O médico-veterinário e assessor técnico do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Fernando Zacchi, afirma que qualquer tratamento clínico requer comprovação científica. “Métodos não atestados pela ciência e…

Leia Mais
24horas Amigos Domésticos 

Cães da raça Yorkshire têm predisposição genética a doenças de pele

Para atender as necessidades nutricionais e livrá-lo de doenças, é necessário se atentar à alimentação do animal   Os cães da raça Yorkshire Terrier são ativos, inteligentes, curiosos e apegados aos tutores. São pets que adoram receber atenção e brincar com a família. E de acordo com o médico veterinário da Equilíbrio Raças Específicas, Marcello Machado, eles apresentam uma pelagem diferente, com pelos lisos e finos que não param de crescer. Isso torna a pele do pet mais suscetível a agressões externas. “Outra característica marcante é a ausência de subpelo, tornando a pelagem menos densa em comparação…

Leia Mais
24horas Amigos Domésticos 

Cães e gatos também passam pela adolescência, explica especialista

Acredite: animais também têm adolescência e podem passar por essa fase difícil com rebeldia. Preguiça, desobediência e desejo de liberdade são algumas das características desse período após a infância para as crianças, porém, cães e gatos também apresentam os mesmos sintomas. O médico veterinário Cleiton Rupolo, especialista da Nutrire – indústria de alimentos de alta performance para pets, explica o que ocorre nessa fase e de que forma os tutores devem agir para garantir bem-estar ao animal.   Cães   Tal e qual acontece com as crianças, os cães também…

Leia Mais
24horas Amigos Domésticos Variedades 

Entenda um pouco sobre a categoria de cães molossóides

Cães molossóides, como os das raças dogo argentino, boxer e bulldog, são animais conhecidos por seu aspecto físico forte, massivo e imponente. Em geral, têm também o focinho e orelhas curtos, cabeça arredondada e lábios espessos.   Atualmente, eles são classificados pela Federação Cinológica Internacional em dois grupos: os dogues e os de montanha.   Acredita-se que esse tipo de cão surgiu nas regiões montanhosas do que atualmente é a Albânia e a Grécia e nos Bálcãs. Eram usados como ferozes defensores dos rebanhos.   Péritas, o cachorro favorito de…

Leia Mais