24horas Amigos Domésticos Variedades 

Entenda um pouco sobre a categoria de cães molossóides

Cães molossóides, como os das raças dogo argentino, boxer e bulldog, são animais conhecidos por seu aspecto físico forte, massivo e imponente. Em geral, têm também o focinho e orelhas curtos, cabeça arredondada e lábios espessos.   Atualmente, eles são classificados pela Federação Cinológica Internacional em dois grupos: os dogues e os de montanha.   Acredita-se que esse tipo de cão surgiu nas regiões montanhosas do que atualmente é a Albânia e a Grécia e nos Bálcãs. Eram usados como ferozes defensores dos rebanhos.   Péritas, o cachorro favorito de…

Leia Mais
24horas Amigos Domésticos 

Herpes em animais: Entenda melhor o que é e como tratá-la

O herpes em animais é um problema bastante recorrente entre os animais de estimação. Nos cães, a doença é causada pelo herpesvirus canino (nos gatos, ele é o herpesvirus felino) e pode trazer malefícios consideráveis para a saúde dos pets. Por conta disso, conhecer melhor essa doença, suas características, sintomas e tratamentos é a melhor maneira de proteger os  pets desse tipo de problema. Identificar os sinais de que algo pode estar errado e agir de maneira eficaz e veloz. Herpes em animais Herpes é um nome genérico dado a doenças causadas por…

Leia Mais
Amigos Domésticos 

A importância do cuidado com os dentes do seu animal

Cuidar da saúde bucal deve fazer parte da rotina dos tutores que desejam que seus pets sejam sempre saudáveis Ter um animal de estimação é assumir responsabilidades e cuidados para que ele esteja sempre saudável e tenha uma vida repleta de brincadeiras, amor e bem-estar. Além de manter as vacinas e a vermifugação em dia, é necessário cuidar da higiene. Isso inclui dar banho, escovar os pelos, cortar as unhas, limpar as orelhas e limpar os dentes. Talvez esse último cuidado não seja feito com frequência, mas a higiene bucal…

Leia Mais
24horas Amigos Domésticos 

Maça e mamão podem auxiliar na saúde dos cães

Médico veterinário aponta os benefícios que essas frutas podem trazer ao seu pet   Provavelmente os tutores já pensaram em dar frutas como petisco para os cães, mas é importante lembrar que não são todas que fazem bem para seu pet. Apenas algumas possuem propriedades benéficas para a dieta dos cães, como a maçã e o mamão. O médico veterinário da Naturalis, Marcello Machado, apontou os benefícios dessas frutas para os cães. “A maçã contém vitaminas B, C e E, e é uma ótima fonte de fibras para favorecer a…

Leia Mais
24horas Amigos Domésticos 

Você conhece a língua dos gatos?

A veterinária Luana Sartori, da Nutrire, ajuda você a entender o que seu felino sente por meio de seus sons e até de sua postura corporal. Alegria, carência ou tristeza? Você conhece seu gato o suficiente para compreender o que ele sente? A veterinária Luana Sartori, especialista da Nutrire, dá algumas dicas de como se comunicar melhor com seu pet e compreender os sinais mais claros de alguns sentimentos básicos do animal. O corpo fala Há diversos estudos que revelam a forma que o nosso corpo se comunica por meio…

Leia Mais
24horas Amigos Domésticos 

Melhor Amigo do Homem: Brasil já conta com mais cachorros do que crianças nas casas

Psicólogo Alexandre Bez fala sobre esse fenômeno inter-relacional referente a cães e humanos. Foto: reprodução internet   Na atualidade, houve um aumento significante de casas, cujos habitantes caninos são membros integrantes da família. Em alguns casos, os cachorros são a própria família. Esse fenômeno inter-relacional, referente a cães e humanos, é totalmente natural e se deu porque o homem já perdera a sua naturalidade há tempo. Naturalidade essa, que deveria compor elementos comportamentais positivos, porém intrínsecos aos cães. É válido mencionar que o efeito comportamental-existencial que os cachorros produzem nas…

Leia Mais
24horas Amigos Domésticos 

Cuidado na Páscoa! Chocolate é tóxico para cães e gatos

Substância presente no cacau pode causar intoxicações, vômitos e diarreia   A Páscoa está chegando e temos vontade de compartilhar toda a delícia dessa data com nossos pets. Mas cuidado: o chocolate é tóxico para cães e gatos. A substância chamada teobromina, presente no cacau, pode causar intoxicações, vômitos e diarreia. Sintomas mais graves, como tremores musculares e hemorragias, são raros, mas podem acontecer em caso de ingestão excessiva de chocolates com alta concentração de cacau. “No lugar de chocolate, ofereça alimentos específicos.  Os snacks podem ser oferecidos como recompensa, quando os pets ficam olhando…

Leia Mais
Amigos Domésticos 

Medicar um pet sem consultar um veterinário pode ser perigoso

Muitas vezes, ao invés de levarmos ao veterinário, vamos atrás de um remédio por conta própria acreditando que ele trará alguma melhora.   No entanto, não podemos esquecer que muitas drogas podem ser nocivas. Ter medicamentos em casa não quer dizer que seja seguro e que é a solução para qualquer caso de doença.   Se você tem dúvidas sobre medicações para cachorros, fique atento às informações que trouxemos para que tenha mais segurança e conhecimento a respeito de substâncias que nem sempre podem fazer bem.   Remédio para pessoas…

Leia Mais
Amigos Domésticos 

Chocolate: mocinho e vilão da Páscoa dos pets

Alimentos que agradam tutores oferecem risco à saúde dos animais de estimação Momento de confraternização entre família e amigos, a Páscoa é especialmente marcada pela troca de guloseimas. O chocolate, protagonista da data, é um presente muito bem recebido, mas também um grande vilão, se ingerido por cães e gatos. Produzido com cacau, é rico em cafeína e teobromina, substância que não é metabolizada pelos animais e pode, inclusive, levá-los a óbito. As consequências da ingestão incluem ainda tremores musculares, distensão abdominal, vômitos, diarreia, hemorragia interna e ataque cardíaco. Tudo…

Leia Mais
Amigos Domésticos 

Sintomas da raiva em PETS: Como identificar e tratar

A raiva é uma doença que pode afetar um pet e também a  saúde dos seres humanos, é fatal e, portanto, deve ser prevenida com a vacina A raiva é o nome de uma doença perigosa para cães e seres humanos e, ao perceber os primeiros sintomas da raiva no animal é preciso levar a doença a sério e providenciar o tratamento urgentemente. A doença é considerada uma zoonose, pois é transmitida entre mamíferos, como cães, gatos e morcegos, e humanos. Embora seja um problema em todo o mundo, está praticamente…

Leia Mais