24horas RMC 

Americana, Indaiatuba e Santa Bárbara d’Oeste são destinos do Circuito Sesc de Artes nessa semana

COM PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA LIVRE E GRATUITA, REGIÃO DE CAMPINAS RECEBE O CIRCUITO SESC DE ARTES

 

As cidades de Americana, Indaiatuba, 

Santa Bárbara do Oeste, Itapira, Mogi Guaçu e Mogi Mirim recebem shows, espetáculos de dança, circo e diversas intervenções artísticas 

livres para todos os públicos. Realizado pelo Sesc São Paulo, evento 

acontece em 121 cidades do Estado de São Paulo com mais de mil apresentações culturais divididas em 100 atividades artísticas. 

 

 

Uma caravana com 490 artistas de diversos lugares do Brasil e do mundo, divididos em 14 roteiros, se prepara para viajar pelo estado de São Paulo na 11ª edição do CIRCUITO SESC DE ARTES. Com atividades de artes visuais, circo, cinema, dança, música, teatro, literatura e tecnologias e artes, o Circuito acontece de 29 de março a 14 de abril, de sexta-feira a domingo, das 16h às 21h30 em 121 cidades.

 

De atmosferas poéticas a explosões de cenas, de performances solo a grandes grupos, de trabalhos manuais à realidade virtual, o CIRCUITO SESC DE ARTES envolve 100 programações culturais em mais de mil apresentações artísticas em espaços públicos, sempre com atrações gratuitas para todas as pessoas. Realizado desde 2008, o Circuito tem como objetivo estimular a circulação e a difusão de trabalhos artísticos, inspirar diversos usos para os espaços públicos e ampliar as possibilidades de convivência.

 

“A importância do projeto está, sobretudo, ligada ao caráter democrático das ações, pensadas para aproximar o público das mais diversas formas de expressão da arte e de seus conteúdos. Ao levar as atividades para as praças, o CIRCUITO SESC DE ARTES cria pontes significativas entre as pessoas, os artistas e o próprio espaço”, explica Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo.

 

121 cidades em três semanas

O Circuito é dividido em 14 roteiros que, em três semanas, percorrerão 121 cidades do interior, litoral, grande São Paulo e capital paulista que receberá atividades em 6 bairros da Zona Leste. Ao longo do dia, cada cidade receberá uma programação composta de espetáculos, intervenções, vivências e oficinas. Em todas essas ações, haverá a mediação de artistas e educadores.

 

Para a realização do CIRCUITO SESC DE ARTES o Sesc São Paulo conta com a parceria  das prefeituras municipais e sindicatos do comércio locais. A coordenação dos trabalhos envolve equipes de diversas unidades do Sesc em todo o estado.

 

Destaques na região

Com uma programação que aborda várias linguagens artísticas, o CIRCUITO SESC DE ARTES traz para as cidades artistas, grupos, coletivos e companhias de longas trajetórias. De 29 a 31 de março as cidades de Itapira, Mogi Guaçu e Mogi Mirim recebeu, direto da Bélgica, a Companhia Pol & Freddy que apresentou o Circo Democrático da Bélgica, um cabaré onde, aparentemente, tudo pode acontecer: malabarismo com pratos, sapateado com botas de esqui ou um salto de quatro metros de altura em uma piscina de 30 centímetros. A música presente com o Quintal dos Prettos, projeto que relembrou as famosas rodas de samba da década de 1980 e apresentou um quintal do samba em plena praça.

 

Já as cidades de Americana, Indaiatuba, Santa Bárbara do Oeste recebem o Circuito entre os dias 12 e 14 de abril com o premiado Ballet Stagium, que homenageia Luiz Gonzaga na montagem Mané Gostoso, com coreografias inspiradas no boneco Mané Gostoso, que tem pernas e braços movimentados por cordões. A arte circense tão marcante nas ruas e praças das cidades não poderia ficar de fora do festival. A tradicional Família Burg apresenta Mistérius, com os palhaços Gonçalvez e Sobolha.

 

O público também vai conferir como funcionam os bastidores de uma filmagem e experimentar algumas funções na produção de uma cena na atividade Set na Praça, do Instituto Querô, que conta com cadeira de diretor, iluminação, câmera, monitor, travelling (câmera em deslocamento), microfone, camarim e objetos de arte.

 

Programação completa na região

 

 

Cidades

 

Americana – Dia 12 de abril, sexta-feira.

Praça Comendador Muller, Centro.

Indaiatuba – Dia 13 de abril, sábado.

Concha Acústica, Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, s/n, Parque Ecológico.

Santa Bárbara do Oeste – Dia 14 de abril, domingo.

Parque Jacarandá, Rua do Estanho, s/n, Mollon IV.

 

Atrações:

 

Dança

Mané Gostoso – Ballet Stagium (SP)

O espetáculo homenageia Luiz Gonzaga ao fazer uma releitura da cultura popular do Nordeste com grandeza poética e bom humor. O grupo leva a dança para o público de todas as idades, em um universo lúdico, criativo e mágico, que resgata brincadeiras de infância com as canções do Rei do Baião. As coreografias dos bailarinos são inspiradas no boneco Mané Gostoso, que tem pernas e braços movimentados por cordões.

Música

Botica Poesia – Sergio Vaz e Renato Gama (SP)

O escritor e poeta Sergio Vaz se junta ao cantor e compositor Renato Gama para o show Botica Poesia, com canções criadas a partir de poemas e textos inéditos do próprio Vaz, criador da Cooperativa Cultural da Periferia (Cooperifa) e agitador cultural da Zona Sul de São Paulo. Gama também é escritor, produtor, compositor de trilhas e pesquisador de musicoterapia, além de manter uma ligação com a música e a sonoridade das periferias paulistanas.

DJ Haru (SP)

Pesquisadora de territórios da música popular brasileira, africana, jamaicana e latino-americana, a DJ Haru promove, em seus sets, um cruzamento de artistas contemporâneos com ritmos, grooves e composições tradicionais, sempre buscando um ambiente dançante. Uma curiosidade é que ela se apresenta sempre com LPs e compactos de vinil, todos de seu acervo pessoal.

 

Artes Visuais

Desenhaço – Desenhar é para todos – Bebel Abreu e Ale Kalko (SP)

O público que passar pela oficina vai ter contato com diferentes atividades de desenho e receber orientação para praticar. Haverá observação tradicional para produção de retrato; desenho de acidente (construção de figuras a partir de manchas aleatórias no papel); sintetizar elementos do dia a dia para criar ícones; e desenhar bichos a partir de um círculo, um triângulo, um quadrado e uma massaroca.

Rabo de Gato – Ateliê Lua Azul (SP)

Os artistas demonstram técnicas artesanais para produção de cordas, cordões e cadarços com lãs coloridas, os chamados rabos de gato, que poderão ser montados em tapetes, cachecóis, acessórios e peças decorativas. Com uma técnica fácil e divertida, as oficinas poderão receber participantes de todas as idades e sem experiência em atividades manuais.

 

Circo

Mistérius – Família Burg (SP)

Os palhaços Gonçalvez e Sobolha querem ser levados a sério por seu talento para mágica e hipnose, mas acabam oferecendo ao público um momento de muito humor. O espetáculo da Família Burg baseia-se na palhaçaria clássica, nas técnicas de picadeiro e na mágica, com música e intensa participação do público.

 

Cinema

Set na Praça – Instituto Querô (SP)

O público vivenciará os bastidores de uma filmagem e experimentar algumas funções na produção de uma cena. O set contará com cadeira de diretor, iluminação, câmera, monitor, travelling (câmera em deslocamento), microfone, camarim e objetos de arte. Além de estimular os participantes a conhecerem mais do universo da TV e do cinema, que tanto encantamento provoca, a proposta é centrar-se na valorização do trabalho coletivo.

 

Literatura

Mediação de leitura – A Cor – Ação Cultural (SP)

Os mediadores convidam o público a ter contato com livros e com a leitura. Ouvir histórias permite pensar e brincar com a imaginação literária. Os ouvintes ficam livres para elaborar suas ideias e compartilhá-las durante o encontro.

 

 

Serviço:

CIRCUITO SESC DE ARTES 2019

De 29 de março a 14 de abril

 

Programação:

1º fim de semana: 29, 30 e 31 de março

2º fim de semana: 5, 6 e 7 de abril

3º fim de semana: 12, 13 e 14 de abril

Sextas, sábados e domingos, das 16h às 21h30.

 

Grátis. Livre.

A programação completa está na internet: sescsp.org.br/circuitosescdeartes

Compartilhe: #circuitosescdeartes

Comentários

Notícias relacionadas