Americana: Câmara entrega medalha “Herbert de Souza” ao SOMA em sessão solene


A Câmara Municipal de Americana entrega nesta quarta-feira (2), em sessão solene, a medalha de mérito “Herbert de Souza – Betinho” ao Serviço de Orientação Multidisciplinar de Menores Americana (SOMA). A solenidade acontece no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo” a partir das 9h, é aberta ao público e será transmitida ao vivo pela TV Câmara.

A homenagem foi motivada por projeto de decreto legislativo de autoria do vereador Davi Ramos (PC do B).

A honraria medalha “Herbert de Souza” foi instituída em 2008 na Câmara Municipal, através de decreto legislativo de autoria do vereador Oswaldo Nogueira (DEM). O objetivo é homenagear as pessoas e instituições que se destacaram na área social e mobilização popular.

SOMA

O Serviço de Orientação Multidisciplinar de Menores Americana – SOMA, foi fundado em 16 de julho de 1961, por um grupo de cidadãos que se uniram em torno de uma causa nobre e em função de uma necessidade social em atender adolescentes desfavorecidos economicamente, a fim de colocá-los no mercado de trabalho através de um estágio educativo.

 

O SOMA, que em seu início foi marcado por um trabalho extremamente informal, atualmente oferece variados cursos de iniciação profissional, inclusive conveniado com o SENAI. Além disso, o programa Socioeducativo garante complementação e acompanhamento do ensino regular, visando o desenvolvimento pessoal, pedagógico e psicossocial, na perspectiva do fortalecimento de potencialidades e visão do futuro dos adolescentes, modificando histórias de vida.

 

O SOMA destaca-se pela sua seriedade, compromisso, organização e responsabilidade social no desenvolvimento de seus projetos, que visam contribuir para a superação da fragilização dos vínculos familiares, educacionais e sociais, estimulando assim o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, autonomia, protagonismo social e participação cidadã, bem como estimular e orientar o cidadão, criando a formação básica para o trabalho.

 

Para o adolescente, principalmente se pertencente à classe social menos favorecida, ingressar no SOMA – Americana hoje se tornou um sonho: o sonho de poder ser integrado ao mercado de trabalho.

 

E é por esses e tantos outros motivos que a Câmara Municipal de Americana entrega ao Serviço de Orientação Multidisciplinar de Menores Americana a medalha de mérito Herbert de Souza – Betinho.

 

Comentários

Notícias relacionadas