19 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Americana: Alunos da Casa da Criança Jaguari plantam muda de Ipê

Compartilhe essa notícia!

Mais de 100 Crianças de três salas de Emei da Casa da Criança do Jaguari plantaram, nesta quarta-feira, uma muda de Ipê Branco no parque da escola. A ação faz parte do programa da semana da árvore desenvolvida pelo PCJ, Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba e Capivari.

A Casa da Criança quer plantar, até o final deste mês, 10 mudas de Ipês Brancos. A informação é da supervisora de ensino da Secretaria de Educação de Americana e interlocutora do programa PCJ, Kely Nadin. Segundo ela, desde o início de setembro, a escola vem trabalhando com as crianças a importância da árvore para sobrevivência do ser humano.

Segundo o PCJ, diante de uma das maiores crises hídricas da história das bacias, toda ação em prol dos recursos hídricos acaba tendo um valor efetivo e simbólico na mudança cultural de valorização da água. Nesse contexto, sabe-se que as árvores desempenham fundamental importância para o meio ambiente, melhorando a qualidade da água, reduzindo o escoamento hídrico superficial e as enchentes nos períodos de chuva e aumentando a infiltração da água no solo e a vazão de base na estiagem e melhorando a qualidade do ar.

Em comemoração ao Dia da Árvore, os Programas de Educação e Sensibilização Ambiental e Proteção aos Mananciais do Consórcio PCJ, dentre outras ações planejadas para marcar tão importante data, desenvolveram o Projeto “As dez mensagens (mandamentos) para proteção e recuperação de nossas nascentes”, em parceria com a Secretaria de Educação.

Uma das mensagens é realizar o plantio de Ipê Branco  simbolizando a integração regional, o uso racional dos recursos hídricos através da gestão compartilhada, a prevenção e solução dos conflitos pelo uso da água e a valorização da água como um bem finito e com valor econômico, além de outras práticas ambientais.

 

Unidade de Imprensa – Roberto Andrade

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!