29 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Americana: 12 de outubro – Dia de Prevenção dos Desastres Naturais e Dia do Mar

Compartilhe essa notícia!

A Secretaria de Meio Ambiente da prefeitura de Americana, dando continuidade ao projeto “Comemorando e Preservando”, está divulgando o Dia Mundial de Prevenção dos Desastres Naturais e o Dia do Mar, comemorados em 12 de outubro.

 

Um desastre natural ocorre quando um evento físico, como desabamento, furacão, inundação ou incêndio, provoca direta ou indiretamente danos que podem afetar um indivíduo, uma comunidade ou um país.

 

O objetivo dessa comemoração é alertar a população e gerar uma reflexão sobre a temática desses eventos e a responsabilidade de cada um em prol da preservação do meio ambiente, diminuindo as ações  antrópicas (alterações realizadas pelo homem no planeta Terra), orientando as diferentes formas de prevenção, criando uma sociedade mais consciente e responsável.

 

As principais causas dos desastres naturais e antrópicos estão relacionadas com os seguintes tópicos:

 

  • Pressão que a sociedade exerce sobre o ambiente: quando água e ambiente estão em perigo devido às ações humanas, “antrópicas”. O aumento demográfico e desenvolvimento econômico social leva a população a pressionar o ambiente pela alteração do uso do solo, modificando as relações naturais existentes, como o desmatamento, impermeabilização e canalização do escoamento, resultando em erosão do solo e assoreamento dos rios, deterioração da qualidade da água e alteração de rios, e  outros sistemas hídricos.

 

  • Impactos da mudança ou variabilidade climática: o clima não é estável e efeitos naturais e antrópicos produzem condições que se refletem em falta e excesso de água em diferentes partes do mundo, gerando falta de sustentabilidade.

 

  • Vulnerabilidades econômicas, políticas e sociais são baseadas nas condições institucionais e econômicas das sociedades. Países pobres são muito mais vulneráveis do que os países desenvolvidos.

 

  • Reduzir as vulnerabilidades em cada local é uma solução de cada caso, que envolve o entendimento dos processos e do problema, mas deve-se ter em mente que nos eventos extremos podem-se reduzir mortes e prejuízos, mas nunca evitá-los totalmente. A história mostra que a natureza cobra seu preço daqueles que ocupam os espaços de risco.

 

 

Algumas medidas podem prevenir os desastres naturais:

 

  • Preserve áreas verdes e ciliares! Denuncie ocupação em área de risco, desmatamentos e queimadas;

 

  • Evite enchentes! Mantenha limpos os ralos e calhas. Não jogue lixo ou entulho nos bueiros, rios e galerias;

 

  • Seja prevenido! Se estiver chovendo forte, por muitos dias ou por muitas horas seguidas, fique alerta para o risco de inundação e deslizamentos;

 

  • Fique ligado! Esteja atento aos boletins meteorológicos e às notícias de rádio e TV de sua região;

 

  • Entre em contato em caso de emergência ! Acione os núcleos de Defesa Civil. O núcleo de Defesa Civil do município de Americana atende pelo telefone 3405-8999.

 

Dia do Mar

 

Cerca de 71% da superfície da Terra é coberta pelo mar, que representa uma importante fonte de alimento, emprego, energia, etc. Sendo assim, as questões relacionadas aos oceanos assumem importância fundamental em relação a esse dia, que é comemorado em 12 de outubro, nacionalmente, pela Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM).

 

 

Unidade de Imprensa

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!