RMC 

Academia da Guarda Municipal de Americana inicia as instruções para 2019

A Academia da Guarda Municipal de Americana deu início oficialmente, nesta segunda-feira (18), às atividades de capacitação e aperfeiçoamento dos patrulheiros que serão ministradas ao longo deste ano. De manhã, ocorreu uma aula magna com o o guarda municipal de Paulínia, Eliel Miranda. Na ocasião, foi abordado o tema marco legal do Sistema Único de Segurança Pública (Susp). À tarde, os guardas que atuam na Romu e no canil participaram de um treinamento. No mês de janeiro, vários patrulheiros participaram de cursos realizados em cidades como Limeira, São Paulo e Jandira.

 

A Academia da Guarda Municipal de Americana foi instituída pela lei municipal 6.178 como um órgão de formação, treinamento e aperfeiçoamento dos integrantes da autarquia. Em 2018, o Estágio de Qualificação Profissional (EQP), aperfeiçoamento pelo qual os guardas devem passar anualmente para a manutenção do porte de arma de fogo, teve a participação de 316 guardas municipais, com aulas de março a dezembro. Na grade curricular, constaram temas como armamento e tiro, técnicas e procedimentos operacionais, legislação ambiental, legislação sobre trânsito, direito processual penal, direito penal, direito constitucional, noções sobre direitos humanos, defesa pessoal policial, palestras sobre febre maculosa, técnicas de tiro israelense, técnicas de combate israelense, cursos EAD pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, treinamento funcional, teste de aptidão física e capacitação psicológica e técnica para obtenção de porte de arma.

 

Além disso, a corporação realizou testes de aptidão física (TAF) dos patrulheiros, com aplicação de exercícios aeróbicos e anaeróbicos, em que foi aferida a resistência cardiorrespiratória e mensurado o grau de força dos grupos musculares superiores e inferiores. Além disso, o foco foi identificar as dificuldades físicas de cada pessoa, com vistas ao planejamento do treinamento funcional dos agentes, a fim de melhorar o bem estar e evitar lesões na execução das atividades laborais.

 

“Estamos iniciando as instruções para este ano e nosso objetivo principal é sempre prestar um bom atendimento à população de Americana. Com os patrulheiros bem treinados e capacitados, os resultados na luta contra a criminalidade têm sido bastante positivos, e isso acaba gerando um sentimento de segurança e bem-estar junto à comunidade que servimos”, enfatizou o coordenador da Academia da Gama, Hariel Mikolay.

 

O comandante Marcos Guilherme lembrou que Americana é uma cidade com índice de criminalidade reduzido e tem umas das guardas municipais mais avançadas do Brasil, que investe em tecnologia e capacitação. “É um grupo valente, eficaz. E continuaremos investindo em qualificação para que possamos defender a população cada vez com mais eficácia”, concluiu.

 

 

Fotos: Marilia Pierre

Comentários

Leia também...