29 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Abastecimento de água deve se normalizar hoje (04) em Piracicaba

Compartilhe essa notícia!

O fornecimento de água na cidade encontra-se em recuperação após as ocorrências de ontem (03), sendo que apenas as regiões abastecidas pelos reservatórios do Dois Córregos e do Cecap ainda apresentam pontos de baixa pressão. Os bairros que ainda estão com o abastecimento em recuperação são: Alvorada, Sol Nascente e regiões próximas; Cecap, Taquaral, Santa Rita, Dois Córregos e regiões próximas.

Segundo o presidente do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), a normalização completa do abastecimento deverá ocorrer durante esta sexta-feira.

Falta d’água – O desabastecimento de água que atingiu diversos bairros da cidade na quinta-feira (03), ocorreu devido a problemas técnicos da cabine de força da Estação de Tratamento de Água (ETA) Capim Fino. Segundo o presidente do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), José Rubens Françoso, as possíveis causas incluem desequilíbrio de carga entre as fases ou uma fase com mais carga elétrica (com mais equipamentos ligados), o que pode causar o desligamento do disjuntor. “Embora a concessionária de energia tenha negado, pode ter ocorrido variação de tensão na rede, o que também pode causar o desligamento do disjuntor. Isso pode ocorrer em função do estado da rede que atende ao Semae e, também , por a ETA estar localizada no final dessa rede”, disse Françoso. Outro motivo pode ser ser um defeito no disjuntor.

As providências imediatas tomadas pelo Semae foram o rearme dos disjuntores e a verificação da regulagem desses equipamentos. Françoso disse que o Semae estuda a troca por disjuntores mais modernos. “Também estudamos a existência de desequilíbrio de cargas e sua correção. Estamos cobrando a concessionária para troca da rede de fornecimento de energia para a ETA”, afirmou o presidente da autarquia.

Sobre as instalações da ETA Capim Fino, Françoso disse que os disjuntores estão dimensionados adequadamente para as cargas que suportam. “Operam adequadamente, com inspeção periódica. A rede de energia elétrica da concessionária é antiga. Conforme informações da nossa área de elétrica, o Semae já solicitou a troca ou adequação dessa rede junto à concessionária”, finalizou.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!