RMC 

47ª Romaria à Pirapora do Bom Jesus, evento que marca o início das festividades da Festa do Peão de Americana, acontecerá de 16 a 20 de abril

Tradição e Cultura Sertaneja!

 

A quadragésima sétima Romaria  à Pirapora do Bom Jesus acontecerá de 16 a 20 de abril. Organizada pelo presidente do Clube dos Cavaleiros, Beto Lahr, o evento, que mistura fé e tradição, é considerado o mais importante e o que antecede a Festa do Peão de Americana. “É o momento de agradecer, refletir e pedir a benção de Nossa Senhora”, fala Beto.

 

Serão mais de 200 quilômetros a cavalo, debaixo de sol, chuva, frio ou calor. O percurso passará por Monte Mor, Cardeal, Indaiatuba e Cabreúva até chegar em Pirapora para a missa na Quinta-feira Santa – celebração de preparação para a Páscoa. Depois, retornam a Americana.

 

No primeiro ano, apenas Beto e três romeiros deram início a peregrinação religiosa. Com o passar do tempo, muitos outros adeptos foram contagiados pela fé e, desta forma, hoje, a Romaria à Pirapora do Bom Jesus já é considerada um dos eventos mais impactantes do segmento em todo o país.

 

Tradicionalmente, a romaria movimenta milhares de brasileiros em um ato de total devoção. O que move os adeptos, claro, é a fé. Ela se faz presente na intenção do caminho, seja para pedir ou agradecer. Silêncio, lágrimas, entrega, orações, alegrias e muita reflexão.

 

A beleza da composição escrita por Renato Teixeira em ‘Romaria’ (1977), retrata fielmente a simplicidade e a cultura, não apenas religiosa, mas do sertanejo brasileiro.

 

“Me disseram, porém, que eu viesse aqui, pra pedir de romaria e prece paz nos desaventos. Como eu não sei rezar, só queria mostrar meu olhar. Sou caipira Pirapora Nossa Senhora de Aparecida”.

 

A fé e o amor pelos cavalos deu origem a Festa do Peão de Americana que, neste ano, chega em sua 33ª edição. “A história toda começou assim, na romaria, na paixão pelos animais e pela tradição e cultura sertaneja. Acredito que poucas pessoas saibam sobre a importância que tem esse evento para nós”, conta.

 

Pirapora do Bom Jesus, cidade com pouco mais de 17 mil habitantes  e localizada no interior de São Paulo, receberá em mais um ano não apenas Beto e os diretores do Clube dos Cavaleiros, mas centenas de romeiros para uma grande celebração de amor.

 

Serviço:

47ª Romaria a Pirapora de Bom Jesus

Data: 16 a 20 de abril

Saída: 16 de abril às 16h (Av. Cillos, em frente a Unisal)

Chegada a Pirapora: 18 de abril com missa

Chegada em Americana: 20 de abril, às 10h

Comentários

Notícias relacionadas