2º Mutirão Regional da Dengue reúne 200 pessoas Nova Odessa

Cerca de 200 pessoas participaram na manhã deste sábado, dia 18, do 2º Mutirão Regional de Combate a Dengue em Nova Odessa. Durante a caminhada de conscientização sobre o Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya, os participantes recolheram possíveis criadouros do mosquito. O entulho recolhido encheu uma caçamba.

 

A ação, realizada em parceria com a EPTV, afiliada da Rede Globo, contou com apoio das secretarias e diretorias da Prefeitura, Coden (Companhia de Desenvolvimento) e do Grupo Escoteiros do Ar Ubuntu. O prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza participou da atividade junto de secretários, diretores e assessores, além do vereador Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho do Klavin.

 

Além da caminhada de conscientização, agentes de saúde realizaram orientação sobre o combate ao mosquito casa a casa. Uma equipe realizou também, com apoio da Defesa Civil de Nova Odessa, limpeza das calhas das escolas, UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e pontos de ônibus.

 

Os participantes seguiram da Praça Pastor Raimundo Moreira Costa, no Jardim Capuava, até a Praça Dr. César Souza Ladeia e, durante o percurso orientaram os moradores sobre as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e as formas de evitar sua proliferação.

 

Nesses quatro anos, lutamos contra o mosquito e não tivemos epidemia em nossa cidade. Eliminamos lixões a céu aberto e desenvolvemos uma série de ações para manter Nova Odessa limpa e organizada, oferecendo locais para o descarte correto dos entulhos como o Ecoponto”, disse Bill.

 

O prefeito aproveitou a ocasião para pedir apoio dos moradores no combate ao mosquito. “O mosquito não escolhe cor, raça ou poder econômico. Cabe a cada um de nós cuidar da nossa casa, não jogar lixo em local indevido. É preciso que cada cidadão fiscalize seu vizinho e amigo e, se ver que está ocorrendo descarte irregular, denuncie para que providências possam ser tomadas”, continuou.

 

Para o secretário de Saúde de Nova Odessa, Vanderlei Cocato, a ação foi positiva. “É gratificante ver diferentes setores da Administração envolvidos. Fizemos um trabalho bonito, conscientizando os moradores destes bairros. Nosso objetivo foi atingido”, disse.

 

Cocato lembrou que, além desta ação regional, Nova Odessa já realiza mensalmente mutirões de combate à dengue. “Duas vezes por mês nossos agentes realizam visitas casa a casa nos bairros para orientação e retirada dos possíveis criadouros. Iniciamos os mutirões na região do São Jorge, mas outros bairros serão contemplados nas próximas edições”, afirmou.

 

APOIO – O 2º Mutirão Regional de Combate à Dengue contou nesta edição com apoio do Grupo Escoteiros do Ar Ubuntu, que realizou panfletagem e recolheu possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti durante o percurso. “O escotismo trabalha junto da comunidade, formando cidadãos conscientes e ensinando valores”, explicou Eliana de Arruda Ferreira.

Comentários

Notícias relacionadas