28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

100 Milhas Piracicaba tem bicampeão mais jovem de sua história

Compartilhe essa notícia!

28ª edição da prova foi disputada neste domingo no ECPA

 

A 100 Milhas Piracicaba escreveu um capítulo inédito em sua história com a realização de 28ª edição, disputada neste domingo (6), no ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo). A corrida marcou os 250 anos de Piracicaba, completados no último dia 1ª de agosto.

 

A prova reuniu no mesmo grid 27 veículos, sendo oito protótipos na categoria Tubular e 18 carros de Turismo, que percorreram 78 voltas pelo circuito de 2.100 metros do autódromo, num total de 160 quilômetros no traçado.

 

Na pista, uma marca importante foi celebrada com a vitória de Athus Biruel, que se tornou o mais jovem piloto a conquistar o bicampeonato da tradicional corrida. Com apenas 20 anos, o garoto de Araraquara se consagrou com uma vitória madura e incontestável entre os competidores da categoria Tubular.

 

“Acho que foi a vitória mais difícil da minha carreira, principalmente por ter sido no asfalto. Mas estou muito contente pela conquista”, afirmou ao sair de sua gaiola o jovem piloto que já havia vencido em 2015.

 

A segunda colocação da categoria Tubular ficou para os donos da casa, Dito e Felipe Giannetti chegaram com uma diferença de apenas dois segundos do ganhador. “Faltou muito pouco, mas não deu. O carro estava bem acertado, mas Athus fez uma corrida perfeita e não errou em nenhum momento, até quando consegui ultrapassar, teve o mérito de retomar a posição. Ele está de parabéns”, comentou Felipe, sobre a manobra que acontece a menos de cinco voltas do final.

 

Entre os carros de Turismo, a dupla formada por Rodrigo Stefanini, de Capivari, e pelo piracicabano Rodrigo Huidobro, a bordo de um Citroën C3, venceu a prova que teve um final espetacular, com o segundo colocado cruzando a linha de chegada a pouco mais de um segundo atrás dos xarás.

 

“Foi uma vitória da superação, pois a estratégia traçada para a prova se perdeu totalmente com o imprevisto que paralisou a prova”, afirmou Stefanini, ao lembrar do acidente na volta 17, envolvendo os pilotos Diogo La Pena e Juka Gandelin que acabou levando a pior e abandonou a corrida.

 

“Sensação incrível de vencer as 100 Milhas. Meu parceiro já ganhou, mas para mim, é uma alegria muito grande. Mesmo porque é uma parceria que estamos mantende nessa temporada e que vem se mostrando vencedora”, disse Huidobro.

 

Segundo colocado na prova, Dito Giannetti se mostrou muito feliz com mais uma edição do evento. “Para mim, é uma honra dar continuidade a uma tradição de oito décadas. Pois, apesar de o ECPA ter apenas 28 anos, há registros de corridas automobilísticas pelas ruas de Piracicaba em 1937”, afirmou emocionado. “Hoje não se corre mais na rua, mas existe o autódromo para isso e o ECPA é pretende manter essa história por muitos anos”, completou.

 

Além da corrida principal, o evento teve ainda exposição de carros antigos e passeio pelo circuito, como um Chevrolet 1934, dois Fords 29 modelo Speedster e um T-Bucket. Também aconteceu uma corrida de Motonetas, com a participação de Vespas e Lambretas e um Track Day no sábado.

 

No domingo, antes da largada das 100 Milhas Piracicaba, foi disputada a 50 Milhas de Clássicos, prova preliminar com um grid formado por clássicos de competição, que reuniu modelos esportivos, ou não, de diferentes épocas e com mais de 30 anos de rodagem.

 

Jeep Day

O evento contou com um grande público, parte dele formado por participantes da primeira edição Jeep Day em Piracicaba, realizado pela concessionária da marca percentence ao Grupo Stefanini. O encontro de proprietário da marca Jeep reuniu 70 veículos e 180 pessoas e cada participante doou 2 litros de leite ou um pacote de fralda geriátrica.

 

“Além de contar com o apoio da prefeitura, neste ano tivemos um apelo social muito forte e arrecadamos leite e fraldas geriátricas ao invés de cobrar ingresso. Tivemos uma grande quantidade arrecadada e vamos doar tudo para o Fundo Social de Solidariedade do município”, informou a organizadora Daniella Giannetti.

 

Confira todos os resultados das 100 Milhas Piracicaba:

Tubular
1ª Athus Biruel
2ª Dito e Felipe Giannetti
3ª Airton e Gustavo Favoretto
4ª Alexandre e Willian Cancilier
5ª Roberto Correa e Douglas Correa

Turismo A
1ª  Rodrigo Stefanini e Rodrigo Huidobro
2ª Renato Rattes e Luis Piccolo
3ª Luiz Augusto Alves
4ª Diogo La Pena
5ª Adriano, Bruno e Edson Paes

 

Turismo B
1ª Andre Benatti e Alexandre Peppe
2ª Ricardo e Alexandre Morais
3ª João Marcelo Gabriel
4ª Adilson Gorga e Eric Folquito

5ª Lucas Costa e Erick Gesparini

 

Resultado 50 Milhas de Clássicos

Clássicos A

1ª Ricardo e Rogério Mendes
2ª Mauricio e Rodrigo Bortolo
3ª Fábio B. e Carlos A.

 

Clássicos B

1ª Marcelo e Luis Carlos
2ª Claudio e Eduardo Lauand
3ª Francisco e Kadan Risso

 

Serviço

A 100 Milhas Piracicaba conta com o apoio da Prefeitura de Piracicaba e patrocínio da Bom Peixe, Grupo Stefanini, Planeta Água, Kaly e TKS Corretora de Seguros. A organização é do ECPA e a supervisão da Liga Paulista de Automobilismo (LPA). Mais informações pelos telefones (19) 3438.7901 e 3438.7174, e-mail ecpa@ecpa.com.brwww.ecpa.com.brfacebook.com/ecpabrasil.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!