RMC

Zoo Americana promove atividade “Feras de Férias” em julho


O Zoo Americana – Parque Ecológico Municipal “Engº. Cid Almeida Franco” vai promover em julho o curso “Feras de Férias no Zoo”, para crianças de 8 a 12 anos. A atividade será realizada de 19 a 22 de julho, no período da tarde. As inscrições devem ser feitas a partir de 5 de julho, no Núcleo de Educação Ambiental do Parque Ecológico, na avenida Brasil, nº 2525. Serão disponibilizadas 40 vagas.

 

A atividade diferenciada, oferecida nas férias escolares de inverno, abordará na programação três campanhas já em andamento e endossadas pela Sociedade de Zoológicos do Brasil, segundo explicou a bióloga da Secretaria de Meio Ambiente da prefeitura de Americana, Silvia Maria de Campos Machado.

 

A campanha “Ano do Papagaio”, em função de 2016 ser considerado o ano dos papagaios, disponibilizará diversos materiais didáticos que irão trabalhar não só as questões relacionadas à vida dos psitacídeos, mas também a necessidade da preservação das Florestas Brasileiras, além das questões ligadas ao tráfico ilegal de animais.

 

A campanha do “Sistema Urubu”, criada pelo CBEE – Centro Brasileiro de Ecologia de Estradas da Universidade Federal de Lavras – MG, é a maior rede social de conservação da biodiversidade brasileira. É uma proposta do para reunir, sistematizar e disponibilizar informações sobre a mortalidade de fauna selvagem nas rodovias e ferrovias e tem por objetivo auxiliar o governo e as concessionárias na tomada de decisão para redução destes impactos.

 

Um aplicativo gratuito permite o registro de informações sobre atropelamento de fauna silvestre. Baixando o Urubu Mobile (disponível para Android e iOS), as pessoas podem contribuir com a pesquisa de locais onde existam mais riscos de atropelamentos da fauna silvestre e, consequentemente, ajudando a criar mais alternativas para a conservação das espécies.

 

A terceira campanha, “Biodiversidade Somos Nós – Todos estamos conectados”, é baseada na campanha da ONU – Organização das Nações Unidas, que determinou 2011-2020 como a Década da Biodiversidade, e em resposta a um chamado da WAZA – Associação Mundial de Zoológicos e Aquários.

 

Um material diferenciado estará disponível para os zoos e aquários que estimulam as pessoas a preservar a biodiversidade. O projeto tem como objetivo principal fornecer ferramentas para ampliar a consciência sobre a biodiversidade.

 

O app Biodiversity is us está disponível para usuários iOS e Android em cinco línguas, sem nenhum custo. Basta fazer o download do app no smartfone, já disponibilizado em português.

 

Desta forma, serão trabalhadas as questões que vão além de simplesmente mostrar os animais mantidos em cativeiro, mas as ações, além do trabalho com os animais, que podem contribuir para a conservação da natureza, objetivo principal dos zoológicos atualmente.

 

 

Unidade de Imprensa

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br