Zera Fila: Em três meses do novo atendimento UBS S. Fernando registra 10 mil procedimentos


Um novo sistema de atendimento na Saúde de Santa Bárbara d’Oeste que vem se consolidando cada vez mais na UBS do Jardim São Fernando. Passados três meses da implantação, o modelo adotado na unidade com acolhimento, busca ativa para consultas e procedimentos, prevenindo e resolvendo problemas na própria UBS é sinônimo de inovação, humanização e resultados cada vez mais positivos à população.

No período houve o registro de mais de 10 mil procedimentos. Dentre as principais ações, foram 5.262 consultas e procedimentos de enfermagem, 2.338 consultas médicas, 1.797 atendimentos da saúde bucal, além de 316 pacientes direcionamentos para outras unidades.

“Nesses três meses do novo modelo de assistência ofertada na UBS São Fernando, pudemos perceber uma mudança significativa no grau de satisfação da população atendida na unidade”, disse a secretária de Saúde, Lucimeire Coelho Rocha. “Desde que o prefeito Denis Andia vislumbrou esse formato de atendimento, temos nos empenhado ao máximo para torná-lo cada vez mais efetivo e acessível a todos e, respaldados pelo sucesso alcançado, ampliaremos gradativamente a iniciativa para outras unidades”, completou.

Como parte do Programa “Zera Fila da Saúde”, o novo modelo visa qualificar o atendimento e prestação de serviços da Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, reduzindo filas históricas de exames e consultas e agilizando a distribuição de medicamentos por meio de farmácias particulares, entre outras ações. Nesse método, os agentes comunitários de Saúde visitam os pacientes por meio do Programa Saúde da Família e os trazem para a unidade. Nela há atendimento de médicos generalistas, pediatras, ginecologistas e equipes de enfermagem.

Com o êxito da iniciativa, no próximo mês uma segunda unidade irá implantar o novo modelo de atendimento. Será a UBS do Jardim Esmeralda, que está em fase final de reforma e ampliação. Uma a uma, as unidades básicas de saúde de Santa Bárbara adotarão o novo sistema de atendimento, possibilitando que os pacientes resolvam seus problemas na própria unidade, facilitando a vida do barbarense e desafogando os atendimentos de urgência e emergência.

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