24Horas Giro de Notícias Variedades

Você sabe quais as diferenças entre Líder, Gerente, Coach, Professor e Mentor?

Fundador da Premiatta, com mais de 30 anos de experiência como CEO e presidente de multinacionais,  explica a diferença de cada profissional

Com a concorrência cada dia maior no mundo corporativo, cada vez mais as pessoas têm buscado ajuda de profissionais que auxiliem em seu desenvolvimento e crescimento profissional. Porém, o que se vê hoje é uma grande desinformação sobre o papel exercido por cada profissional, segundo alerta o CEO e fundador da Premiatta Plus, José Roberto De Siqueira, profissional com mais de 30 anos de carreira em posições de liderança como Presidente, CEO, Diretor Geral e Executivo Sênior em empresas líderes globais.

 

“Existe muita confusão dos papéis e as definições entre Líder, Gerente, Coach, Mentor e Professor”, alerta Siqueira. De acordo com ele, embora todos visem o crescimento e melhoria no desempenho de seus “comandados”, existem algumas diferenças básicas que fazem do Líder alguém mais completo, no que tange à visão, direção e formação de novos talentos.

 

Segundo o executivo, Líder tem impacto direto na direção e nos resultados das equipes e das empresas. Já o Gerente acompanha o desenvolvimento das ações. Por sua vez, o Coach expande as capacidades das pessoas em realizar e atingir seus objetivos, enquanto que o Professor ensina, compartilha e transmite conhecimento. Já o mentor está interessado no desenvolvimento das pessoas de uma forma mais holística, não somente no aspecto funcional do profissional e está muito ligado à sabedoria, que é a correta aplicação do conhecimento de forma prática.

 

“Poderíamos dizer que um bom líder é aquele que consegue unir o que há de melhor nas funções acima e que, invariavelmente, trabalha em cinco dimensões”, explica Siqueira, que enumera as cinco dimensões abaixo:

 

1 Crença – O Líder tem autoconfiança e acredita nele e nas pessoas de sua equipe;

 

2 Coragem – Inspira e encoraja pessoas a assumirem riscos e desafios inovadores;

 

3 Conexão – Conecta-se com as mais diversas pessoas na organização estabelecendo um canal de comunicação estruturado e baseado na confiança;

 

4 Desenvolvimento X Controle – Gerentes controlam pessoas e Líderes desenvolvem seguidores.

 

5 Valores Coletivos – O bom Líder trás para a organização alguns preceitos morais e de valor como, honestidade, integridade e disciplina e que servirão de modelo e exemplo para os demais membros da organização, permeando-as na cultura e nas relações interpessoais.

 

 

Sobre José Roberto de Siqueira

José Roberto de Siqueira, CEO e fundados da Premiatta Plus, empresa de Consultoria, Mentoria e Treinamento Empresarial, acumula mais de 30 anos em posições de liderança como Presidente, CEO, Diretor Geral e Executivo Sênior em empresas líderes globais em seus segmentos tais como Unilever, Philips, Tintas Coral, Grupo Carvajal, Volkswagen do Brasil, Grupo Rémy Cointreau (França) e Parker, atuando no Brasil e América Latina, com relevante experiência também na Europa, principalmente no Reino unido, Holanda e França.

 

É membro dos Conselhos de Administração e Consultivo no Brasil e no exterior, em diversas entidades e empresas de diferentes setores de negócios, como Cuidados Pessoais, Automotivo, Eletrônica, Bebidas, Papel e Celulose, Química, Mecânica Pesada, Distribuição de Ferramentas e Instituições Financeiras.

 

O CEO da Premiatta Plus é Bacharel em Economia e Administração de Empresas e Economia pela Fundação Getúlio Vargas FGV (SP), com MBA em Supply Chain pela USP e MBA em Masterful Coaching pela Columbia University de New York. É também professor convidado em cursos de extensão universitária e pós-graduação e como palestrante, liderou vários workshops, seminários nas áreas de Liderança Corporativa e Planejamento Estratégico e Gestão de Grandes clientes globais no Brasil e no exterior. Em seu Instaram, é seguido por mais de 4,2 mil pessoas.

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br