Visitas fazem bem para saúde física e mental dos idosos

Lar dos Velhinhos de Campinas registra queda no número de visitantes em datas comemorativas

 

Com o aumento da expectativa de vida, o mundo observa a população idosa cada vez mais solitária. Embora esse sentimento possa recrutar para suas fileiras pessoas de qualquer idade, o idoso está na linha de frente. Por isso, o Lar dos Velhinhos de Campinas estimula e valoriza as visitas para seus moradores, seja ela para um simples abraço ou até para uma calorosa conversa. As visitas e o contato com as pessoas têm a capacidade de melhorar a saúde mental e física dos idosos.

Nos últimos anos, diversos estudos têm apontado uma forte associação entre a solidão e a incidência de doenças crônicas em idosos. Pesquisadores da Universidade de Chicago descobriram que o isolamento pode aumentar o risco de morte em 14% nas faixas etárias mais avançadas. O estresse provocado por essa sensação induz respostas inflamatórias nas células, afetando, entre outras coisas, a produção dos leucócitos, estruturas que defendem o organismo de infecções.

Outra pesquisa, da Universidade de Brigham Young, comparou estatísticas de mortalidade e constatou que a solidão é tão prejudicial à saúde quanto o tabagismo e o alcoolismo. Pesquisadores concluíram que a solidão aumenta em 29% o risco de doenças coronarianas e em 32% o de acidentes vasculares.

O Lar dos Velhinhos de Campinas tem registrado queda no número de visitantes em datas de celebrações familiares, se comparadas com as visitas recebidas em dias comuns. Porém, nota-se a imprescindível participação da comunidade para reverter esse quadro. De uns anos para cá, as visitas no Dia das Mães, pouco a pouco, vêm aumentando, muito por conta de ações voluntárias que se mobilizam para dedicar parte de seu dia para homenageá-las.

Engana-se quem pensa que é preciso dispensar horas e horas para visita-los, trinta minutos de um bom papo; um abraço e um provável até breve, pode ser tudo o que faltava para tornar o dia de alguém mais feliz e completo.

 

Visitas no LVC

 

As visitas são realizadas de segunda, terça, quinta e sexta-feira, das 15h às 16h. Já aos sábados, domingos e feriados a entidade abre suas portas para visitantes das 14h às 16h30. Em grupos de até 3 pessoas a visita não precisa ser agendada. Já para grupos maiores, as visitas são agendadas no Centro Geriátrico.

A entidade realiza agendamentos de grupos que desejam realizar alguma atividade com os idosos: recreação, lanches, oficinas ou apresentações artísticas. Basta entrar em contato com a administração da entidade pelo (19) 3743-4300 ou e-mailsecretariacg@lvc.org.br.

Lar dos Velhinhos

Promover o envelhecimento saudável e exercer o cumprimento dos direitos na integridade social do Idoso. É esse o trabalho que o LVC há 113 anos vem desenvolvendo e divulgando. Endereço: Rua Irmã Maria Santa Paula Terrier, 300, Vila Proost de Souza, Campinas CEP: 13033-755. Telefones: (19) 3743-4300

Comentários