28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Vereadores de Limeira aprovam sete projetos na Ordem do Dia

Compartilhe essa notícia!

PL de iniciativa do Executivo foi incluída na pauta em urgência especial

 

 

Os vereadores aprovaram sete proposições, entre dez que estavam em pauta, na sessão ordinária realizada nesta segunda-feira 20/3, no Plenário da Câmara Municipal de Limeira. Dois projetos de origem da Prefeitura foram aprovados pelos parlamentares.

 

O Projeto de Lei nº 37/2017, de iniciativa da Prefeitura, foi aprovado pelos vereadores. O PL autoriza o Executivo municipal a celebrar convênio com as Secretarias de Estado de Segurança Pública e de Planejamento e Desenvolvimento Regional para a execução de serviços de engenharia, fiscalização, policiamento e controle de tráfego e trânsito nas ruas da cidade de Limeira.

 

Com a aprovação da lei municipal, a Prefeitura poderá estabelecer convênio com a Polícia Militar do Estado a fim de permitir que a instituição faça a fiscalização de trânsito na cidade, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro.

 

Outra proposta do Executivo, Projeto de Lei Nº 81/2017, que acrescenta ação à Lei de Diretrizes Orçamentárias, e solicita autorização para abertura de Crédito Adicional Especial e Transferência Financeira até o limite de R$ 91 mil para os fins que a lei especifica, também foi aprovado pelos parlamentares. O PL não estava na pauta original, mais foi incluído na Ordem do Dia a partir de requerimento de urgência especial aprovado por unanimidade pelos vereadores.

 

Segundo explicou o líder do governo, vereador Jorge de Freitas (PEN), o projeto visa inserir na peça orçamentária desse ano, até o final de abril, um valor para cumprimento de contrapartida social devido a construção do Reservatório Enterrado de Contenção de Água Pluvial, o “Piscinão do Tiro de Guerra”.

 

Já o Projeto de Lei Nº 36/2017, também do Executivo, e que revoga uma série de leis de incentivo fiscal ao esporte, devido à entrada em vigor do Novo Marco Regulatório do Terceiro Setor (Lei Federal nº 13.019/2014), recebeu emenda e não pode ser apreciado.

 

 

 

Mesa Diretora

 

Entre as matérias aprovadas, estão três projetos de resolução (PRs nº 8, 12 e 13 de 2017), todas de autoria da Mesa Diretora, que alteram as homenagens e atividades oferecidas pela Câmara aos cidadãos. As proposições aumentam o número de vereadores da comissão organizadora de três para cinco integrantes, com o objetivo qualificar a representatividade.

 

Também foi aprovado o Projeto de Lei 24/2017, que altera o nome da “Marcha para Jesus” para “Passeata Cultural Marcha para Jesus”, de autoria do vereador Lemão da Jeová Rafá (PSC). O PL já havia sido colocado em pauta na sessão de 1º de março, mas foi adiado por uma sessão, a pedido do próprio autor.

 

Outra proposta de iniciativa parlamentar, o Projeto de Lei Nº 132/2016, do vereador Nilton Santos (PRB), que dispõe sobre a implantação de estacionamento de bicicletas em locais abertos ao público, também foi aprovado pelos vereadores.

 

Já a proposta que institui o programa de captação e doação de remédio (Projeto de Lei nº 14/2017), chamado Banco de Remédio, foi prejudicada devido à inclusão de emenda em Plenário.

 

 

Tribuna Livre

 

O espaço destinado à comunidade se expressar foi usado por Márcio Ribeiro de Luca, que tratou da abertura da Semana Limeirense dos Saraus de Literatura. O dirigente da Apeosp de Limeira, Edivaldo Costa, e a presidente do Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de Limeira (Sindsel), Eunice Ruth Araujo Lopes, também usaram a palavra na Tribuna para se posicionar contra a Reforma da Previdência do Governo Federal. A diretora do Sindsel falou ainda sobre a campanha salarial dos municipários e a possibilidade de greve da categoria. Ela pediu que o reajuste proposto pelo Executivo supere a reposição da inflação – 4,76% – e dê um reajuste real em 7%.

 

 

 

Veja os itens apreciados na Ordem do Dia:

 

APROVADO – Projeto de Lei nº 132/2016 – de autoria do vereador Nilton Santos (PRB), dispõe sobre a implantação de estacionamento de bicicletas em locais abertos ao público.

 

PREJUDICADO COM EMENDA – Projeto de Lei nº 14/2017, de autoria do vereador Dr. Rafael Camargo (PMDB), dispõe “Institui o programa de captação e doação de remédio “BANCO DE REMÉDIO” no Município de Limeira e dá outras providências”.

 

APROVADO – Projeto de Lei nº 24/2017, de autoria do vereador Lemão da Jeová Rafá (PSC), altera a ementa e os artigos 1º e 3 º da Lei n.º 3.546 de 27 de março de 2003.

 

PREJUDICADO COM EMENDA – Projeto de Lei Nº 36/2017, de autoria do Executivo, revoga as Leis no 3.147, de 30 de novembro de 1999, n° 3.210, de 25 de agosto de 2000, n° 3.220, de 25 de outubro de 2000, n° 3.294, de 12 de setembro de 2001, no 3.848, de 29 de novembro de 2004 e n° 4.159, de 04 de julho de 2007 e extingue o Fundo de Assistência ao Desporto amador, criado pela Lei Municipal n° 1904, de 13 de abril de 1984.

 

APROVADO – Projeto de Lei Nº 37/2017, de autoria do Executivo, autoriza a Prefeitura a celebrar convênio com o Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Segurança Pública e da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional, visando a execução de serviços de engenharia, fiscalização, policiamento e controle de tráfego e trânsito nas vias terrestres municipais.

 

APROVADO – Projeto de Lei Nº 81/2017, de autoria do Executivo, que acrescenta ação à Lei de Diretrizes Orçamentárias, e solicita autorização para abertura de Crédito Adicional Especial e Transferência Financeira até o limite de R$ 91 mil para os fins que a lei especifica.

 

APROVADO – Projeto de Resolução nº 8/2017, de autoria da Mesa Diretora, dá nova redação ao art. 2°, da Resolução n°663/2016, que institui a distinção honorífica “Prêmio Destaque da Contabilidade – Medalha Luca Pacioli” no âmbito da Câmara Municipal.

 

PREJUDICADO COM EMENDA – Projeto de Resolução nº 9/2017, de autoria da Mesa Diretora, altera redação do art. 3° da Resolução n° 191/2001, alterada pelas Resoluções n° 281/2007 e 316/2007, que dispõe sobre a criação no âmbito Câmara Municipal de Limeira do “Prêmio Ecologia e Ambientalismo”.

 

APROVADO – Projeto de Resolução nº 12/2017, de autoria da Mesa Diretora, altera redação do art. 2° da Resolução n° 220/2003, alterada pela Resolução n° 348/2008, que dispõe sobre a criação da “Medalha Pastor Guari Rabesco” para homenagear os pastores evangélicos pelo trabalho realizado na sua comunidade.

 

APROVADO – Projeto de Resolução nº 13/2017, de autoria da Mesa Diretora, dá nova redação ao art. 2° da Resolução 599/2015, que institui a Campanha “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as Mulheres”, no âmbito da Câmara Municipal de Limeira.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!