29 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Vereadores de Americana discutem demissão de probatórios com sindicato e servidores

Compartilhe essa notícia!

Os vereadores Gualter Amado (PRB), Guilherme Tiosso (PRP), Léo da Padaria (PC do B), Odir Demarchi (PR), Professor Padre Sergio (PT), Rafael Macris (PSDB), Thiago Martins (PV) e Welington Rezende (PRP) reuniram-se nesta segunda-feira no plenário da Câmara com o secretário municipal de Negócios Jurídicos, Alex Niuri, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Americana, Antônio Forti, e funcionários públicos da Administração Direta e Indireta para discutirem alternativas para as demissões de servidores concursados em estágio probatório.

 

Durante a reunião, o secretário de Negócios Jurídicos informou que o Executivo reduziu de 75% para 55% o limite com folha de pagamento e reforçou que até o momento os servidores foram notificados, não havendo demissões. Segundo informações preliminares, do total de 280 servidores que podem cortados, 90 são da Educação, pasta com grande quantidade de probatórios.

 

“Hoje é uma discussão estritamente técnica, porque temos que discutir alternativas. A questão principal é a dos probatórios, então estamos buscando alternativas para que não ocorram essas demissões”, disse o vereador Welington Rezende, presidente da comissão de Relações do Trabalho da Câmara Municipal.

 

Os servidores utilizaram a palavra no plenário para apresentar insatisfações e problemas com o possível corte no quadro de funcionários. Os representantes do governo se mostraram abertos a sugestões a serem elaboradas pela comissão.

 

Ao final da reunião, ficou definido que a comissão solicitará ao Executivo informações como o número e gastos atualizados com comissionados, terceirizações no serviço público, número de atestados entregues por servidores em estágio probatório, cópia atual da folha de pagamento da Prefeitura, formas de adequações à LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal), o valor pago a cargo de gratificações e horas extras, destinação e aplicação de repasses e verbas e a prestação de serviços na Saúde, Educação e Saneamento Básico.

 

“Vamos elaborar um relatório com todas as informações colhidas e registradas em atas e fazer requerimentos solicitando itens como a folha de pagamento atualizada, para fazermos uma análise técnica do problema e, a partir disso, começar a apontar soluções. Com a comissão temos mais autonomia para agir e ter objetividade, além de receber um posicionamento oficial da prefeitura”, concluiu Rezende.

 

A comissão irá ainda agenda uma reunião com a equipe técnica da prefeitura para analisar as informações apresentadas.

 

* Com informações da assessoria do vereador Welington Rezende (PRP)

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!