Política RMC

Vereadores de Americana discutem demissão de probatórios com sindicato e servidores


Os vereadores Gualter Amado (PRB), Guilherme Tiosso (PRP), Léo da Padaria (PC do B), Odir Demarchi (PR), Professor Padre Sergio (PT), Rafael Macris (PSDB), Thiago Martins (PV) e Welington Rezende (PRP) reuniram-se nesta segunda-feira no plenário da Câmara com o secretário municipal de Negócios Jurídicos, Alex Niuri, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Americana, Antônio Forti, e funcionários públicos da Administração Direta e Indireta para discutirem alternativas para as demissões de servidores concursados em estágio probatório.

 

Durante a reunião, o secretário de Negócios Jurídicos informou que o Executivo reduziu de 75% para 55% o limite com folha de pagamento e reforçou que até o momento os servidores foram notificados, não havendo demissões. Segundo informações preliminares, do total de 280 servidores que podem cortados, 90 são da Educação, pasta com grande quantidade de probatórios.

 

“Hoje é uma discussão estritamente técnica, porque temos que discutir alternativas. A questão principal é a dos probatórios, então estamos buscando alternativas para que não ocorram essas demissões”, disse o vereador Welington Rezende, presidente da comissão de Relações do Trabalho da Câmara Municipal.

 

Os servidores utilizaram a palavra no plenário para apresentar insatisfações e problemas com o possível corte no quadro de funcionários. Os representantes do governo se mostraram abertos a sugestões a serem elaboradas pela comissão.

 

Ao final da reunião, ficou definido que a comissão solicitará ao Executivo informações como o número e gastos atualizados com comissionados, terceirizações no serviço público, número de atestados entregues por servidores em estágio probatório, cópia atual da folha de pagamento da Prefeitura, formas de adequações à LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal), o valor pago a cargo de gratificações e horas extras, destinação e aplicação de repasses e verbas e a prestação de serviços na Saúde, Educação e Saneamento Básico.

 

“Vamos elaborar um relatório com todas as informações colhidas e registradas em atas e fazer requerimentos solicitando itens como a folha de pagamento atualizada, para fazermos uma análise técnica do problema e, a partir disso, começar a apontar soluções. Com a comissão temos mais autonomia para agir e ter objetividade, além de receber um posicionamento oficial da prefeitura”, concluiu Rezende.

 

A comissão irá ainda agenda uma reunião com a equipe técnica da prefeitura para analisar as informações apresentadas.

 

* Com informações da assessoria do vereador Welington Rezende (PRP)

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br