Vereadores aprovam 19 moções durante a 29ª Reunião Ordinária

Os vereadores barbarenses aprovaram 19 moções durante a 29ª Reunião Ordinária de 2017, promovida nesta terça-feira (15), no Plenário Dr. Tancredo Neves. O único projeto previsto na Ordem do Dia, o Projeto de Decreto-legislativo nº 21/2017, de autoria do vereador Claudio Peressim (PEN), o qual dispõe sobre a concessão do Título Honorífico de Cidadão Barbarense a Jonas Antonio Vanicoli, teve sua votação adiada devido à ausência do autor da propositura.

Antes do início da Ordem do Dia, o trabalho desenvolvido pelo Comtur (Conselho Municipal de Turismo) de Santa Bárbara d’Oeste foi apresentado aos vereadores pelo presidente do órgão, Luiz Oliveira, que também falou sobre a recente aprovação do Plano Diretor de Turismo e do projeto que tramita na Assembleia Legislativa para que o Município se torne de interesse turístico. Em seguida, a arquiteta e urbanista Lígia Nerina Rocha Duarte também fez uso da Tribuna Livre da Câmara, onde falou sobre a importância da participação popular na elaboração do Plano Diretor Municipal, que vai orientar a ocupação de solo e as políticas municipais em diversos setores para os próximos 10 anos.

Na sequência, de autoria do vereador Celso Lucatti Carneiro, o Celso da Bicicletaria (PPS), foram aprovadas cinco moções. Na primeira delas, a Moção nº 607/2017, ele apela à 2ª CIA de Policiamento Militar do Estado de São Paulo, bem como à Guarda Civil Municipal, por maior ostensividade no patrulhamento do entorno do campo de bocha em área pública na rua da Prata, na Vila Pântano. A reforma desse mesmo campo de bocha é tema da Moção nº 609/2017. Na Moção nº 610/2017, o vereador manifesta apelo ao Poder Executivo quanto a melhorias na iluminação de quadras localizadas entre as ruas da Prata, Ouro, Zinco e Magnésio, no bairro Vila Mollon IV. Na Moção nº 611/2017, o vereador apela pela troca de bancos quebrados e instalação de iluminação pública nessa mesma praça. Na Moção Nº 612/2017, Celso manifesta apelo ao Poder Executivo para que realize a manutenção da iluminação pública no parque Infantil localizado na esquina entre as ruas da Prata e da Platina, na Vila Pântano.

De autoria do vereador Valdenor de Jesus Gonçalves Fonseca, o Jesus Vendedor (DEM), foi aprovada a Moção 608/2017, de apelo à 2ª CIA da Polícia Militar e à Guarda Civil Municipal, por maior patrulhamento junto aos “predinhos” abandonados do Parque Olaria. Também de autoria deste parlamentar, foi aprovada a Moção 614/2017, por meio da qual Jesus apela ao Poder Executivo, pela reforma em toda extensão do passeio público da avenida da Saudade.

De autoria do vereador José Luís Fornasari, o Joi (SD), foram aprovadas seis moções. Nas moções nº 615/2017 e nº 616/2017, ele reivindica a instalação de braço de luz em poste de iluminação pública da rua Paraguai, próximo ao viaduto da SP-304, no bairro Sartori; e no início da estrada do Barreirinho, próximo à SP-304, respectivamente. Na Moção nº 617/2017, Joi apela ao prefeito por providências urgentes em relação aos frequentadores dos “predinhos” abandonados na rua Freire de Andrade, no Parque Olaria. O parlamentar apela à CPFL – Companhia Paulista de Força e Luz, na Moção nº 619/2017, por providências urgentes em relação ao poste inclinado na avenida Bandeirantes, defronte à Chácara Dodson. Na Moção nº 620/2017, Joi manifesta aplauso à Equipe de Atletismo e Atletismo ACD da SBATLETISMO/SEME – Secretaria Municipal de Esportes pelas conquistas alcançadas nos Jogos Regionais, em Americana. Incluída na Ordem do Dia a pedido do autor, a Moção 650/2017, que também foi aprovada, apela ao IEP (Instituto Educacional Piracicabano) pela efetiva abertura de negociações com professores, estudantes e funcionários da UNIMEP.

De autoria do vereador Paulo Monaro (SD), foram aprovadas as moções 621 e 622/2017. A primeira delas manifesta aplauso à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção Santa Barbara d’Oeste, pelo Dia do Advogado, comemorado em 11 de agosto. Na Moção nº 622/2017, Monaro apela ao Poder Executivo Municipal e aos órgãos competentes pelo recapeamento e adequação da sinalização de trânsito em toda a extensão da rua Limeira.

De autoria do vereador Claudio Peressim, foi aprovada a Moção nº 623/2017, de apelo ao prefeito e ao setor competente pela possibilidade de construção de uma área de lazer em terreno público do Residencial Furlan.

Os parlamentares aprovaram, ainda, de autoria do vereador Gustavo Bagnoli (DEM), a Moção 624/2017, que manifesta aplauso à equipe “Os Gaviões/SEME”, por sagrar-se campeã na categoria Sub-10 e vice-campeã Sub-12, na disputa da 23ª Copa Metropolitana de Futsal. Gustavo também é autor da Moção nº 625/2017, em que manifesta apelo ao prefeito e ao secretário municipal de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, Rômulo Gobbi, quanto à intensificação de rondas no Residencial Rochelle.

A última moção prevista na pauta de votação, também aprovada, foi a Moção 626/2017, por meio da qual o vereador Carlos Fontes (PSD) manifesta apelo ao prefeito para que sejam tomadas providências urgentes com relação ao forte odor exalado do ribeirão dos Toledos, na região do Jardim Conceição e Terras de Santa Bárbara.