29 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Vereador Rafael Macris questiona sobre vagas em Creches e EMEIs de Americana

Compartilhe essa notícia!

O vereador Rafael Macris (PSDB) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana dois requerimentos em que pede informações ao Poder Executivo sobre as vagas disponibilizadas em creches e EMEIs no município.

 

O vereador tem recebido diversas reclamações de pais de crianças que precisam de vagas e que, mesmo depois da efetivação da inscrição, ficam aguardando por muito tempo uma vaga, o que causa transtorno às famílias. “Sabemos do déficit que o município possui para atendimento de crianças nas creches e EMEIs, mas também temos conhecimento da dificuldade que várias mães enfrentam, deixando muitas vezes de trabalhar e ajudar no sustento da família por não terem com quem deixar seus filhos”, aponta.

 

O parlamentar questiona o Executivo sobre a documentação exigida aos pais dos alunos para efetivar a matrícula em creches e EMEIs, bem como se existe fiscalização para saber se realmente esses pais trabalham e quantas unidades existem no município. Pergunta ainda o número exato de vagas disponíveis, se há previsão de abertura de novas vagas e quais providências serão tomadas em caráter de urgência a fim de atender à demanda.

 

“Inúmeras mães encontram-se desesperadas, pois ao procurarem as creches ou Casas da Criança, são informadas de que não há vagas. Elas passam a fazer parte de uma lista de espera, com prazo indeterminado para abertura de vagas, sendo que algumas unidades apresentam lista de espera acima de vinte crianças”, relatou.

 

“A vaga em creche é obrigação dos municípios. Todos sabem que a cidade de Americana é deficitária nessa questão, mas não é por isso que devemos cruzar os nossos braços e esperar que o prefeito resolva esse problema de uma hora para outra. Nosso objetivo com esses requerimentos é, através da nossa atuação como parlamentar, poder contribuir de alguma forma. Desejamos saber como é feita a triagem para definir quem tem a vaga e quem não tem. Mães que não trabalham tem a vaga assegurada em detrimento de mães que precisam trabalhar e não podem? Existe alguma fiscalização? A partir dessas respostas trabalharemos para alcançarmos um modelo mais justo”, acrescentou.

 

Foto crédito: José Eduardo/Câmara Municipal de Americana

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!