24Horas 

Vereador Giovanni Bonfim questiona aumentos abusivos das tarifas do DAE

Foto: Dennis Moraes / Arquivo

Em recentes estudos o vereador Giovanni Bonfim analisou as planilhas de reajustes das tarifas aplicadas pelo DAE (Departamento de Água e Esgoto) aos contribuintes de dois diferentes períodos.

Num primeiro momento fez-se a análise do período de 2009 a 2011, dentro da qual constatou – se uma média holística de reajustes de 12,21% dos tributos. Num segundo momento verificou – se o período de 2011 a 2013 onde essa média de reajustes passou para um montante abusivo de 302,96% . Serviços tais como ligação de água e esgoto residenciais que no final de 2011 custavam R$ 78,00 para o munícipe, hoje cobra – se R$ 611,95, neste item em específico pode – se perceber um aumento de 684%, nas subdivisões de itens para o mesmo período podemos encontrar reajustes de até 2456,67%.

Absurdos cobrados pela autarquia da gestão municipal, com os quais quem arca é a população. Segundo Giovanni ‘’não há o que justifique tais aumentos excessivos’’ . Como estes reajustes são feitos através de Decreto Municipal pelo prefeito do município, o legislativo não tem poder sobre esse tipo de ação. Por esse fator e pela consideração ao contribuinte foi que Giovanni fez questão de trazer à tona esse assunto na sessão desta terça.

O intuito é que possa se abrir um diálogo com a prefeitura afim de que esses índices de reajustes possam ser revistos e consiga – se dessa forma melhorias para os munícipes

 

Assessoria do Vereador

Comentários
Compartilhar

Leia também...

Leave a Comment