24Horas RMC

Varejo da região fecha 100 postos de trabalho em setembro

 

 

O comércio varejista dos municípios da base do Sincomercio (Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste) mais fechou do que abriu postos de trabalhos formais em setembro. De acordo com levantamento realizado pela assessora econômica da entidade, Caroline Miranda Brandão, com base no Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgado na última semana pelo Ministério do Trabalho, o saldo negativo no último mês foi de 100 vagas. O número, porém, é melhor que o registrado no mesmo período de 2016, quando o saldo foi –119.

 

REGIÃO 2017 2016
Autopeças e Acessórios 0 -1
Concessionárias de Veículos 6 -8
Farmácias e Perfumarias 16 7
Lojas de Eletrodomésticos e Eletrônicos 9 -16
Materiais de Construção -1 18
Lojas de Móveis e Decoração -6 9
Lojas de Vestuário, Tecido e Calçados -32 -44
Supermercados -64 -84
Outras Atividades -28 0
Total do Comércio Varejista -100 -119

 

O setor varejista vinha em recuperação, sendo que em julho e agosto o saldo havia sido positivo na região (136 e 250, respectivamente). Apesar do recuo, considerando todos os segmentos, a região da base administrativa do Sincomercio teve saldo positivo, abrindo 279 vagas em setembro último, ante saldo negativo de 84 no mesmo mês de 2016. Os setores que mais se destacaram foram a indústria de transformação – saldo de 220 vagas – e o comércio em geral (que inclui varejo e atacado) – saldo positivo de 106.

 

Set/2017
IBGE Setor Americana N. Odessa S. B. D’Oeste Total
1 – Extrativa mineral 0 0 -1 -1
2 – Indústria de transformação -19 90 149 220
3 – Serviços Industr de Utilidade Pública -9 0 -2 -11
4 – Construção Civil 21 -20 -12 -11
5 – Comércio 214 -22 -86 106
6 – Servicos -127 42 58 -27
7 – Administração Pública -9 0 18 9
8 – Agropecuária, extr vegetal, caça e pesca 0 -2 -4 -6
Total 71 88 120 279
Set/2016
IBGE Setor Americana N. Odessa S. B. D’Oeste Total
1 – Extrativa mineral 1 -1 -1 -1
2 – Indústria de transformação 105 1 150 256
3 – Serviços Industr de Utilidade Pública -54 0 -2 -56
4 – Construção Civil -57 -23 65 -15
5 – Comércio -93 -11 -32 -136
6 – Servicos -117 -2 11 -108
7 – Administração Pública -4 0 -6 -10
8 – Agropecuária, extr vegetal, caça e pesca -1 -2 -11 -14
Total -220 -38 174 -84

 

Varejo por município

 

Americana foi o único município da região a ter saldo positivo de empregos no varejo em setembro e, de quebra, o único também a ter saldo melhor que em 2016. No último mês foram abertos 2 postos de trabalho, contra saldo negativo de 81 no mesmo período do ano anterior.

 

AMERICANA 2017 2016
Autopeças e Acessórios 5 1
Concessionárias de Veículos 6 -5
Farmácias e Perfumarias 14 6
Lojas de Eletrodomésticos e Eletrônicos 2 -10
Materiais de Construção -3 -1
Lojas de Móveis e Decoração -5 8
Lojas de Vestuário, Tecido e Calçados -8 -11
Supermercados -3 -58
Outras Atividades -6 -11
Total do Comércio Varejista 2 -81

 

Nova Odessa, por sua vez, encerrou 27 vagas – principalmente puxado pelo setor Supermercados (-12) – contra saldo negativo de 6 em setembro de 2016.

 

NOVA ODESSA 2017 2016
Autopeças e Acessórios -1 2
Concessionárias de Veículos 0 -1
Farmácias e Perfumarias -2 2
Lojas de Eletrodomésticos e Eletrônicos -5 -4
Materiais de Construção 1 2
Lojas de Móveis e Decoração 1 2
Lojas de Vestuário, Tecido e Calçados -1 -9
Supermercados -12 1
Outras Atividades -8 -1
Total do Comércio Varejista -27 -6

 

Já o varejo barbarense teve saldo negativo de 75 em setembro de 2017 – também tendo como principal “vilão” os Supermercados (-49) – ante -32 no mesmo mês de 2016.

 

SANTA BÁRBARA 2017 2016
Autopeças e Acessórios -4 -4
Concessionárias de Veículos 0 -2
Farmácias e Perfumarias 4 -1
Lojas de Eletrodomésticos e Eletrônicos 12 -2
Materiais de Construção 1 17
Lojas de Móveis e Decoração -2 -1
Lojas de Vestuário, Tecido e Calçados -23 -24
Supermercados -49 -27
Outras Atividades -14 12
Total do Comércio Varejista -75 -32

 

 

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br