29 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Vai viajar na Páscoa? Fique atento as condições do seu veículo

Compartilhe essa notícia!

Com dois feriados prolongados no mês de abril, realizar a manutenção preventiva automotiva é fundamental para manter a segurança nas estradas

O mês de abril chegou e com ele os feriados prolongados. Nesta época do ano é normal as pessoas viajarem para outras cidades, principalmente por conta da Páscoa, uma data em que se reúne toda a família.

Para quem vai viajar e pegar a estrada em um dos feriados deste mês, não pode deixar de realizar uma manutenção preventiva no seu veículo. Ela é fundamental para garantir a sua segurança e de seus familiares e amigos.

Mesmo que o seu veículo não apresente qualquer tipo de falha, a revisão de segurança vai avaliar diversos componentes, até mesmo os itens básicos como o nível do óleo, da água e a bateria, mas que podem causar acidentes.

Além de ser muito mais econômico realizar uma avaliação de prevenção com antecedência, você fica ciente se existe algum componente apresentando falhas e assim evita surpresas indesejadas ao longo do seu trajeto.

De acordo com a Caçula de Pneus, uma oficina com quase 60 anos no mercado automotivo “Antes de pegar a estrada, é ideal verificar as condições do seu carro. Os pneus – incluindo o estepe, por exemplo devem estar em bom estado e calibrados”. Vale também lembrar que transitar com pneus careca é infração grave e pode gerar multa de R$ 195,23 mais cinco pontos na CNH.

A rede de oficinas também dá dicas em relação a outros itens. Fique de olho:

Óleo e fluidos – Nível do óleo de motor e câmbio, dos fluidos de freio e arrefecimento devem estar dentro do previsto no manual e ser checados antes de viajar. Manchas no piso da garagem podem indicar vazamentos.

Freios – Se houver ruídos ao frear, verifique o estado de pastilhas, discos e fluido a cada três meses. Preste atenção a dois pontos: gastos irregulares no disco e quantidade de material de atrito na pastilha. Quanto maior o desgaste das pastilhas, mais o pedal de freio “desce” ao ser pressionado.

Bateria – A bateria do carro pode apresentar falhas, especialmente depois de alguns anos de uso ou se o veículo estiver há mais de 15 dias parado. Antes de viajar verifique as condições da bateria para saber se não há necessidade de troca.

Alinhamento – Se sentir o carro “puxando” para um dos lados é necessário fazer verificar o alinhamento da direção. Ignorar o problema provoca desgaste elevado nos pneus, aumenta o consumo de combustível, força os componentes da direção e aumenta os riscos de acidente.

Rodizio de Pneus – O rodízio nada mais é do que a troca dos componentes de eixo para que você possa equilibrar a vida útil dos pneus e proporcionar uma boa estabilidade, especialmente nas curvas e as freadas quando for dirigir. Para não ter problemas e ficar sem pneus no meio da estrada, recomendamos que comprem novos, caso os que estejam em uso estiverem com marcas de uso muito visíveis, o rodízio tem como finalidade aumentar o tempo de vida dos pneus bons, e não somente reaproveitar os que estão muito velhos junto do estepe.  

Sobre a Caçula de Pneus

Arrojada e com espírito inovador, a Caçula de Pneus no auge da implantação da indústria automobilística no Brasil, foi pioneira em balanceamento de rodas e uma das primeiras a disponibilizar equipamentos para alinhamento de direção.

Atualmente possui mais de 30 lojas próprias em São Paulo, Grande São Paulo e interior, atendendo todo o Brasil por meio do seu e-commerce que conta com um time de profissionais treinados para tirar todas as dúvidas na hora da compra, uso e manutenção dos produtos automotivos.

Muito mais que pneus, a Caçula vende confiança e tradição nesse setor. Com quase 60 anos de história a empresa que tem como slogan “Com o seu carro por uma vida inteira”, e presa pelo atendimento ao consumidor, responsabilidade e sustentabilidade, que garantem o negócio até hoje.

Revendedora oficial Pirelli, a Caçula de Pneus oferece os melhores serviços do segmento automotivo entre eles: calibragem e o estado dos pneus (incluindo o estepe), os freios, amortecedores suspensão/geometria de suspensão, bateria, água, óleo e fluídos.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!