28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Vacinação contra febre amarela será feita apenas com agendamento prévio em Nova Odessa

Compartilhe essa notícia!

Munícipes que viajarão para áreas consideradas de risco devem ser imunizados; agendamento será feito exclusivamente por telefone

 

A Secretaria de Saúde de Nova Odessa anunciou mudanças na vacinação contra a febre amarela. A partir da próxima semana, pacientes que precisam tomar a vacina deverão agendar horário para a imunização através do telefone 3476-5180. O agendamento será feito exclusivamente por telefone e apenas para munícipes que viajarão para áreas consideradas de risco. A medida tem objetivo de evitar filas nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde).

 

“Temos feito uma série de adequações desde que foi iniciada a vacinação contra a febre amarela, sempre buscando oferecer mais conforto aos pacientes e também melhor estrutura aos profissionais da rede pública”, afirmou o secretário de Saúde, Vanderlei Cocato. “Nas últimas semanas, identificamos algumas situações que nos levaram a implantar o agendamento, entre elas pacientes se deslocando desnecessariamente durante a madrugada para pegar senhas para a vacinação, pessoas guardando lugar na fila, entre outros casos”, continuou.

 

“Manteremos a orientação que recebemos da Secretaria de Estado da Saúde de imunizar apenas pacientes que se deslocarão para as áreas consideradas de risco”, explicou.

 

Com a mudança, pacientes que precisam tomar a vacina deverão marcar previamente o horário para a imunização. O agendamento será feito sempre às segundas e terças-feiras, das 8h às 11h e das 13h às 15h, exclusivamente pelo telefone 3476-5180. O paciente deverá estar munido do Cartão do Ambulatório ou documento na hora do agendamento.

 

“Como teremos um feriado no começo da próxima semana, excepcionalmente faremos o agendamento nos dias 02 e 03 de maio. Depois, o agendamento passa a ser feito às segundas e terças-feiras”, disse o secretário.

 

Segundo ele, a implantação de dias e horários específicos para o agendamento tem objetivo de minimizar impactos na rotina interna da Secretaria de Saúde. “Pedimos a colaboração e compreensão da população para que façam o agendamento nos dias e horários especificados”, afirmou.

 

Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Paula Mestriner explicou que a aplicação da vacina continua sendo feita às terças-feiras na UBS do Jardim Alvorada e às quartas-feiras na UBS I, no Centro. “Os locais para aplicação de vacina seguem os mesmos. No entanto, só serão vacinados pacientes que fizeram o agendamento. Se algum munícipe chegar direto na UBS, será orientado a ligar para agendar o procedimento”, explicou.

 

A coordenadora ressaltou ainda que a vacinação será feita de acordo com o número de vacinas encaminhadas pelo GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica) da Secretaria de Estado de Saúde. “Faremos o agendamento de acordo com a quantidade de doses que temos. No mês de maio, vacinaremos 160 pessoas”, explicou.

 

Para ser vacinado, o paciente que realizou o agendamento deverá comparecer no posto de saúde munido dos documentos pessoais. “É como em uma consulta. O paciente vai no dia e hora marcada até a UBS indicada no momento do agendamento, apresenta documentos e é vacinado”, disse. “Com isso, evitamos filas e também conseguimos manter organizada nossa estrutura interna, sem comprometer o restante do atendimento na UBS”, explicou.

 

ÁREAS DE RISCO – A coordenadora da Vigilância Epidemiológica ressaltou que em Nova Odessa não foram registrados casos da doença em humanos ou mortes de macacos e que, por isso, a cidade não foi incluída nos municípios considerados de risco.

 

Ela lembrou que o Ministério da Saúde anunciou recentemente que seguirá recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde) para aplicação de dose única contra a doença. “O Ministério da Saúde determinou que quem já tomou uma dose da vacina, independente do tempo em que foi feita a imunização, não precisa de reforço, já sendo considerado imune”, explicou.

 

Paula destacou também os riscos de reação à vacina contra a febre amarela, que pode causar desde uma reação sistêmica que vai de sintomas da doença até algo mais grave, podendo, inclusive, levar o paciente à morte. Febre, dores de cabeça, no corpo e atrás dos olhos são alguns dos sintomas da febre amarela que podem ocorrer após a imunização.

 

A vacina pode ser aplicada em pacientes de nove meses a 59 anos. No entanto, pessoas com imunidade comprometida como pacientes em quimioterapia ou rádio, gestantes e mulheres amamentando, portadores de HIV/AIDS, em uso de corticoides ou alguma outra doença imunossupressora não podem tomar a vacina.

 

SERVIÇO:

AGENDAMENTO PARA VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AMARELA

Às segundas e terças-feiras, das 8h às 11h e das 13h às 15h pelo telefone 3476-5180

 

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!