24Horas Saúde

Vacinação Contra a Gripe inclui idosos na primeira etapa


A Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo alterou a programação das vacinas e incluiu pessoas com 60 anos ou mais na primeira etapa da Campanha de Vacinação Contra a Gripe, que começa neste sábado (30). Santa Bárbara d’Oeste seguirá as determinações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde.

 

A partir deste sábado receberão a vacinação as pessoas com 60 anos ou mais de idade, as crianças entre 6 meses a menores de 5 anos de idade, os indígenas, as gestantes, as puérperas (mulheres que deram a luz nos últimos 45 dias) e os profissionais de saúde que trabalham nos  hospitais, Unidades de Pronto Atendimento públicos e privados e nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde). A partir do dia 9 de maio serão as pessoas portadoras de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, HIV/AIDS e doenças pulmonares, entre outras.

 

Sobre esta vacina, o secretário de Saúde, Dreison Iatarola, ressaltou que é preciso relembrar que ela não causa gripe, já que é produzida com o vírus inativado. Segundo ele o que podem ocorrer são reações leves, como dor local e discreto mal estar. A partir do momento em que a pessoa é vacinada, o organismo leva cerca de duas a três semanas para formar sua defesa. Neste intervalo a pessoa ainda estará desprotegida.

 

“As orientações de prevenção contra a gripe servem para todas as pessoas. Deve-se lavar frequentemente as mãos, não tocar os olhos, nariz e boca com as mãos, cobrir a boca ao tossir e espirrar, não ter contato com pessoas doentes, não compartilhar objetos pessoais e evitar locais fechados e aglomerados. Por fim, é fundamental que as pessoas que fazem parte do público-alvo atentem para as datas determinadas e procurem as UBSs para receberem a vacina e se protegerem da doença”, comentou Dreison.

 

A imunização contra a gripe é considerada primordial pelo Ministério da Saúde. Sendo assim, Santa Bárbara d’Oeste terá o “Dia D da Vacinação” neste sábado, com doses disponíveis ao público-alvo da primeira etapa nas 12 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) no horário das 8 às 17 horas. Já a partir da próxima semana, a vacinação ocorre nas 12 UBSs de segunda a sexta-feira. A vacina é trivalente, ou seja, composta por três tipos de vírus contra a gripe, dentre eles o da H1N1. Até agora, Santa Bárbara d’Oeste não registrou nenhum caso positivo dessa doença.

 

Confira os locais de vacinação:

 

UBS “Dr. Jeber Juabre”

Avenida Sábato Ronsini, 203 – Vila Borges – Telefone: 3454.1107

 

UBS “Amália Salvador Dal’Bello”

Rua do Centeio, 38 – Jd. São Fernando – Telefone: 3457.4981

 

UBS “Dr. Helio Furlan”

Rua do Algodão, 1441 – Cidade Nova” – Telefone: 3457.4856

 

UBS “Dr. José Togeiro de Andrade”

Rua dos Tucanos, 406 – Jd. São Francisco 2 – Telefone: 3454.0910

 

UBS “Dr. Simão Galdeman”

Rua Portugal, 522 – Jd. Europa – Telefone: 3457.4954

 

UBS “Dr. Carlos Peres”

Rua 23 de Maio, 196 – Bairro 31 de Março – Telefone: 3454.6515

 

UBS “Dr. Felício Fernandes Nogueira”

Rua do Cobre, 850 – Pântano 2 – Telefone: 3457.5021

 

UBS “Dr. José Wenceslau Júnior”

Rua Ribeirão Preto, 110 – Jd. Esmeralda – Telefone: 3457.5072

 

UBS “Paulo Pereira Fonseca”

Rua Coronel Hélio Caldas, 57 – Cruzeiro do Sul – Telefone: 3454.5669

 

UBS “Dr. Célio Faria”

Avenida Sebastião de Paula Coelho, 600 – Conjunto Habitacional Roberto Romano – Telefone: 3454.4885

 

UBS “Dr. Rubens Erhardt Brito”

Rua Gentil Pavan (UBS Laranjeiras), 248 – Vila Rica – Telefone: 3457.3675

 

UBS “Dr. Joel Lincoln May Keese”

Rua Bem Aventurança, 255 – Vista Alegre – Telefone: 3463.5468

 

Assessoria de Imprensa

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br