Vacina contra febre amarela passa a ser aplicada na UBS do Jardim Alvorada em Nova Odessa

Imunização também é feita em posto de saúde do Centro

 

A partir desta semana, Nova Odessa conta com um novo local para vacinação contra a febre amarela. Às terças-feiras, a imunização, que antes era feita na UBS (Unidade Básica de Saúde) do São Manoel, passa a ocorrer no posto de saúde do Jardim Alvorada. Além do local, houve mudança também no horário de aplicação da vacina, que agora será feita no período da manhã. Nas quartas-feiras, a imunização segue sem alterações, acontecendo na UBS 1, no Centro, pela manhã.

 

“Queremos com esta alteração expandir o atendimento. Estávamos recebendo solicitações de moradores daquela região sobre disponibilização da vacina e, com esta mudança, acreditamos que atenderemos melhor nossa população”, explicou o secretário de Saúde, Vanderlei Cocato.

 

Cocato explicou que a alteração no horário da vacina, que às terças-feiras ocorria no período da tarde e a partir desta semana acontecerá pela manhã, se deve a algumas inconsistências detectadas pela Secretaria de Saúde. “Identificamos alguns casos de pessoas chegando cedo para retirar senha e guardar lugar para outros pacientes. Entendemos que este não é o procedimento correto e estamos fazendo algumas alterações para corrigir esta situação”, afirmou.

 

Segundo o secretário, além da alteração no horário da vacina, também foram instituídas algumas normas como exigência de carteira de vacinação e cartão de saúde do município do paciente no momento da retirada da senha. “Além disso, a senha será entregue apenas ao paciente a ser imunizado ou, no caso de crianças, dos pais ou adulto responsável”, disse. “Não será permitido guardar lugar ou pegar senha para mais de um paciente”, frisou.

 

MAIS MUDANÇAS – Além da alteração no local de vacinação, a Secretaria de Saúde de Nova Odessa anunciou também mudanças em relação ao reforço da vacina contra a febre amarela.

 

Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Paula Mestriner afirmou que o Ministério da Saúde anunciou na semana passada que seguirá recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde) para aplicação de dose única contra a doença. “Até então, pessoas que haviam recebido dose da vacina há mais de dez anos e que viajariam para áreas de risco estavam sendo vacinadas. Agora, o Ministério da Saúde determinou que quem já tomou uma dose da vacina, independente do tempo em que foi feita a imunização, não precisa de reforço”, explicou. “Quem tomou uma dose da vacina já é considerado imune”, continuou.

Quem tiver dúvidas sobre a imunização pode ir até um posto de saúde com a carteira de vacinação e pedir para que um profissional verifique. “Lembrando que seguimos vacinando apenas pessoas que vão se deslocar para as áreas consideradas de risco”, disse Paula.

 

No início do ano, a Secretaria de Saúde de Nova Odessa alertou para riscos de reação à vacina contra a febre amarela, que pode causar desde uma reação sistêmica que vai de sintomas da doença até algo mais grave, podendo, inclusive, levar o paciente à morte.

 

Febre, dores de cabeça, no corpo e atrás dos olhos são alguns dos sintomas da febre amarela que podem ocorrer após a imunização.

 

A vacina pode ser aplicada em pacientes de nove meses a 59 anos. No entanto, pessoas com imunidade comprometida como pacientes em quimioterapia ou rádio, gestantes e mulheres amamentando, portadores de HIV/AIDS, em uso de corticoides ou alguma outra doença imunossupressora não podem tomar a vacina.

 

Outra recomendação é que, por conta do sistema imunológico ser comprometido naturalmente a partir dos 60 anos, idosos também precisam passar por avaliação com clínico geral nos postos de Saúde.

 

SERVIÇO:

VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AMARELA

Às terças-feiras, a partir das 8h30, na UBS 5 – Rua das Imbuías, 65 – Jardim Alvorada

Às quartas-feiras, a partir das 7h30, na UBS I – Avenida Carlos Botelho, s/n – Centro

Observações: Distribuição de senhas a partir das 7h apenas ao paciente a ser imunizado ou, no caso de crianças, aos pais ou adulto responsável.

 

Comentários
Posted Under