24Horas Saúde

Uso indiscriminado da pílula anticoncepcional pode causar doenças como trombose

Contraceptive pill

Foto: Wavebreak Media Ltd./Corbis

A pílula anticoncepcional é um dos métodos contraceptivos mais usados entre as mulheres. Atualmente, é o mais popular no controle de natalidade, além de ser um dos mais seguros. No entanto, o consumo deste tipo de medicação também traz riscos. Um deles é o desenvolvimento de trombose. Por isso, o remédio não é recomendado para as mulheres com problemas circulatórios. O ginecologista do Hospital Federal da Lagoa/RJ, Napoleão Teixeira Leão, explica as dúvidas sobre o assunto na entrevista abaixo.

Qual a combinação dos contraceptivos orais?
 
Eles são compostos por hormônios sintéticos similares aos produzidos pela mulher, o estrogênio e a progesterona. A pílula anticoncepcional simula os hormônios que o ovário produz, deixando- o inativo. Como há uma diminuição hormonal, o órgão não ovula e, assim, a mulher não engravida.
 
Qualquer mulher pode tomar a pílula anticoncepcional?
Não. Antes de tomar qualquer tipo de remédio, a pessoa precisa consultar um especialista. Com a pílula, não é diferente. A mulher precisa ir ao ginecologista, para saber se pode ou não tomar o medicamento. Além disso, o médico vai orientar qual é a pílula correta, com menos efeitos colaterais e com a menor taxa de hormônios que se adeque a paciente, porque existem algumas contraindicações que só o médico pode avaliar.
Existe alguma pílula que aumenta as chances de trombose e outras doenças?
Todas as pílulas podem aumentar o risco de trombose. Todas elas têm como um de seus efeitos colaterais uma chance maior de desenvolver a TVP (trombose venosa profunda). Essa incidência vai variar de acordo com o perfil de cada mulher. Por exemplo: se ela é fumante, obesa ou tem histórico familiar, tem mais probabilidade de desenvolver trombose. Por isso, é fundamental que a mulher consulte um médico para saber qual pílula é recomendada ou não.
O uso da pílula anticoncepcional pode afetar a coagulação sanguínea?
Sim. O anticoncepcional traz em sua formulação hormônios que podem afetar a coagulação sanguínea. Mesmo as fórmulas que contém apenas progesterona também devem ser usadas somente com acompanhamento médico.
A trombose está relacionada a quais fatores?
A trombose pode ser caracterizada pela diminuição da circulação sanguínea. Se a pessoa fica muito tempo parada, na mesma posição, por exemplo. Viagens longas, cirurgias que obrigam o indivíduo a ficar muito tempo na cama e outros também podem causar a doença. Também pode está relacionada as lesões que ocorrem no interior dos vasos, ruptura e infecções. Já em relação às pílulas anticoncepcionais, acontece quando há um desequilíbrio que aumenta o poder dos agentes coagulantes do sangue. Grávidas, diabéticos ou pessoas com predisposição genética à trombose fazem parte do grupo de risco ao tomar anticoncepcional.
O tabaco potencializa a trombose em mulheres que toma pílula?
O cigarro e anticoncepcionais definitivamente não podem estar associados. O fumo em conjunto com os hormônios presentes na pílula favorecem o surgimento de trombose. Principalmente pacientes fumantes, com mais de 40 anos, devem evitar a pílula. Outro grupo de risco são as jovens obesas ou com histórico familiar da doença.
Fonte: Érica Santos Comunicação Interna/Agência Saúde
Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.