24Horas RMC

Uso correto da comunicação eletrônica é essencial na ascensão da carreira profissional

Segundo especialista de RH, profissionais ainda não fazem uso adequado do e-mail corporativo

viviane_gonzalez_business_partners 

Não é segredo que a tecnologia promoveu uma verdadeira revolução na comunicação entre as pessoas. Antes o contato era feito só no frente a frente, depois por telefone, celular, e-mail e, agora, cada vez mais por aplicativos de mensagens instantâneas. Neste processo, até o vocabulário utilizado foi passando por transformações.

 

Isso também é verdadeiro e cada vez mais perceptível no relacionamento interpessoal dos profissionais dentro de suas companhias, onde o e-mail se tornou uma das ferramentas mais utilizadas para as pessoas se comunicarem.

 

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Radicati Group, o uso de meios eletrônicos corporativos deve crescer, em média, 13% ao ano até 2016. E mesmo que a troca de e-mails entre colegas de trabalho possa parecer uma mera rotina de trabalho, é bom ficar atento, essa atividade não é tão simples quanto parece e também possui algumas regras de conduta.

 

A especialista na área de Recursos Humanos e diretora da Business Partners Consulting Interior São Paulo Viviane Gonzalez avalia que os profissionais por mais modernos que sejam, ainda não estão aptos a usarem o eletronic mail da empresa adequadamente.

 

“As pessoas, por incrível que pareça, ainda possuem dificuldade de comunicação mesmo que pessoalmente. Por e-mail, essa dificuldade é ainda mais acentuada”. Ainda segundo Viviane, se por um lado há muita prolixidade nos textos, por outro, existe uma completa ausência de informações. “Porém, hoje em dia a comunicação, mesmo que via e-mail, é um dos fatores mais importantes para a carreira profissional”.

 

Viviane destaca algumas situações que devem ser evitadas nos e-mails corporativos como o uso para mensagens pessoais. “É inadmissível, pois trata-se da imagem da corporação perante o público”.

 

Ela também não aconselha a escrita com letras maiúsculas em todo o texto. “Fica muito chocante para quem recebe. Parece que a informação está sendo transmitida em tom de ordem ou grito. É uma forma que não convém”.

 

Outra ação a ser evitada é o “negrito” em vermelho, que causa a sensação de que quem está lendo não entende do assunto ou qual é a informação mais importante do texto. “Subestima o leitor”, explica.

 

Textos muito longos que ficam confusos e terminam sem conclusão também não são de bom tom. “O e-mail deve ser usado para assuntos rápidos, com frases curtas e objetivas. Se precisar, fale por telefone ou pessoalmente. Principalmente os profissionais de cargos mais elevados devem optar pela tradicional, boa e organizada reunião”.

 

E se for escrever pouco, o ideal é que não contenha abreviações do tipo que se usa nas redes sociais ou na “gíria” da Internet. “O profissional deve lembrar que se trata de um e-mail corporativo e não um post do Facebook, por exemplo, ou uma twittada”.

 

A especialista também orienta que os textos estejam organizados esteticamente e devidamente pontuados bem como que contenham saudações e que terminem com os cordiais “atenciosamente” ou “abraços”, dependendo do caso.

 

Viviane destaca essas como algumas dicas, apenas. Mas, o profissional que está pensando em alavancar sua carreira deve ficar atento, pois está sendo avaliado em todos os aspectos, todo o tempo. “Por isso, para terminar, é bom que ele saiba que os erros de português devem ser sua maior preocupação. Eles são praticamente inconcebíveis para quem almeja um alto posto na organização”, conclui.

 

Veja os 10 mandamentos básicos da etiqueta na comunicação eletrônica

 

  1. Não use e-mail corporativo para mensagens pessoais;
  2. Evite erros gramaticais e ortográficos;
  3. Pontue e acentue adequadamente;
  4. Evite letras maíusculas em todo o texto;
  5. Seja coeso e conciso;
  6. Negritos ou grifos vermelhos também devem ser evitados;
  7. Não use expressões típicas da web e nem abreviações inexistentes;
  8. Preencha o campo do assunto da mensagem;
  9. Organize seu e mail, com saudações ao iniciar e cumprimentos ao terminar;

10. Saiba que para alavancar a carreira, você precisa dominar, inclusive, o uso do e-mail corporativo.

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.