24Horas Piracicaba

Usina de Inovação Monte Alegre tem potencial para desenvolver o Vale do Piracicaba


Diretor da Esalq/USP, Luiz Gustavo Nussio, fala sobre a satisfação com o lançamento do projeto

 

“A Usina de Inovação Monte Alegre, lançada em 1º de dezembro de 2016, no histórico bairro piracicabano de mesmo nome, tem forte potencial para exercer o papel de protagonista do Vale do Piracicaba”. Sua proposta é incentivar o empreendedorismo local em agricultura com base no coletivismo”. A opinião é do diretor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), Luiz Gustavo Nussio.

 

De acordo com Nussio, “o Vale do Piracicaba também propõe unificar indústrias da área e atrair novas iniciativas. Foi idealizado para ser coletivo e que tenha um organismo próprio de crescimento. Portanto, precisa de alguém que faça a parte estrutural de apoio profissionalizada. Vejo que a Usina de Inovação tem todas as características para fazer um molde de complementariedade nesse processo. Temos muita sorte por esse parceiro estar próximo da Esalq, querendo apoiar a ideia exatamente como foi pensada desde o início”, fala o diretor.

 

A Usina de Inovação tem como objetivo recuperar o patrimônio histórico da antiga Usina Monte Alegre e proporcionar um ambiente de negócios formatado como um sistema integrado de alto impacto. Planejado para tracionar a inovação do agribusiness, oferecendo estrutura e suporte ideal para aproximar empreendedores, o local contará com um coworking e abrigará desde startups até investidores, aceleradoras de empresas, escritórios comerciais, organizações educacionais, institutos de pesquisa e produtores com perfil colaborativo.

 

Entre suas características de destaque, o diretor comenta: “Tem uma proximidade geográfica muito desejável, as pessoas que estão à frente do projeto têm carinho por Piracicaba. Eu acho que isso é um valor importante do processo. Eles têm vontade de fazer o sistema prosperar e estão cercados de profissionais. Além da localização privilegiada, num bairro bucólico”.

 

O diretor da Esalq/USP também fala da satisfação com o lançamento da Usina de Inovação. “Estamos muito felizes com o conjunto de projetos que já vimos e com as perspectivas que temos. O projeto apresentado é realmente de uma usina, um ambiente de transformação de meios. Está se formando uma planta arquitetônica que permite ao indivíduo chegar, se situar e se sentir fortalecido com a presença de outras pessoas convivendo no mesmo ambiente. Esta energia é muito positiva para estabelecer uma força de sinergia entre os pares”.

 

Segundo Nussio, a Esalq/USP é como uma âncora do processo do ponto de vista de formação de pessoal e de oferta de recursos. “A ideia é promover a oportunidade de encontros dessas comunidades, fazendo com que a Esalq se configure como polo de acionamento, faça o papel de link, trazendo o setor privado perto da iniciativa universitária,  gerando novos negócios”.

 

“É importante incentivá-los ao empreendedorismo. Que eles comecem a considerar nas opções de emprego que têm na época da formatura, também essa condição de ter a própria empresa, de ser empreendedor e transformar o seu conhecimento em oportunidade de empregabilidade. Para isso, nossos alunos já começaram a ser treinados em disciplinas de empreendedorismo, de inovação, de questões ligadas à ética. É uma formação que começa a mostrar a diferenciação”.

 

A Usina de Inovação Monte Alegra se encaixa em todo este arrojado projeto. “Nós temos nossas linhas de incubação, nossos setores de empreendedorismo universitário e que, na verdade, serão complementados por uma lógica privada. Então, a Usina de Inovação vem como uma proposta de completar nossas linhas de empreendedorismo. Isso quer dizer que o indivíduo terá um caminho já previamente definido, caso ele assim queira”, conclui Luiz Gustavo Nussio, diretor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP).

Assessoria de imprensa

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br