24Horas Política

TSE usa hashtag #vempraurna para conclamar jovens a votar em outubro

De olho na participação dos jovens de 16 e 17 anos, cujo voto é facultativo, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu lançar campanha em rádio e televisão, voltada para eles, nas próximas eleições.  Com a intenção de lembrar a esses eleitores da importância do voto consciente, o tribunal vai utilizar também as redes sociais para tentar atingí-los.

Uma das estratégias será adaptar a hashtag #vemprarua para #vempraurna, como forma de conclamar os eleitores jovens nas redes sociais. A inspiração surgiu das manifestações de junho de 2013, quando a expressão foi usada nas páginas que convocaram os protestos e nos cartazes levantados pelos manifestantes. Segundo informações da assessoria do tribunal, a campanha tem o objetivo de mostrar aos eleitores que é possível promover as mudanças na vida política do país, por meio do voto consciente.

Em discurso de posse, quando assumiu a presidência do TSE, o ministro Marco Aurélio Mello já tinha ressaltado que o voto é a forma mais eficaz de mudar a realidade política do Brasil, diferentemente dos protestos violentos. “A vontade do povo é soberana, mas deve ser depositada nas urnas, e não incendiada nas lixeiras das ruas”, disse o ministro à época.

A campanha também alertará o cidadão que o dia 7 de maio será a data-limite para tirar o título de eleitor com validade para as eleições deste ano. Prazo também para a mudança de domicílio eleitoral e para as pessoas com deficiência física solicitarem mudança de zona de votação para locais que tenham acessibilidade.

Os eleitores também devem ficar atentos ao encerramento dos prazos para o recadastramento biométrico, em alguns estados. No Acre, por exemplo, o último dia para o recadastramento é neste sábado (1º). Outros estados têm datas diversas para fim do prazo, ao longo de março, mas o prazo limite será o dia 31 deste mês. Os municípios e as datas para o recadastramento podem ser conferidos no site do TSE.

 

Agência Brasil

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br