24Horas Esportes

Tricampeão, Santos terá o Corinthians, maior vencedor, na decisão

santos-x-corinthians

Santos e Corinthians voltam a protagonizar uma decisão de Campeonato Paulista depois de dois anos. Os alvinegros que tem se encontrado recentemente em diversos jogos decisivos, se classificaram neste final de semana e vão disputar a final do Paulistão Chevrolet 2013. O time da Vila Belmiro eliminou o Mogi Mirim nos pênaltis sábado, enquanto o do Parque São Jorge, que também nos pênaltis, eliminou o São Paulo neste domingo.

Motivações não faltam de parte a parte na busca por este título. Na decisão pela quinta vez consecutiva, feito inédito na história do estadual paulista, o Santos luta também pelo tetracampeonato, algo jamais atingido por qualquer clube na era profissional. Apenas o Paulistano, entre 1916 e 1919 conquistou tal feito. Se conseguir mais essa conquista, o Santos volta a estar a frente do São Paulo no número de títulos paulistas: 21 a 20.

Maior campeão estadual com 26 títulos, o Corinthians não vence o Paulistão desde 2009 e tem a chance de acabar com a hegemonia santista, que empatou em número de tricampeonatos com os corintianos: três. Além disso, tendo a torcida alvinegra do Parque São Jorge carinho especial pelo Paulistão, é importante evitar uma marca inédita de um rival.

Tira teima recente

Das cinco finais consecutivas que o Santos se classificou, entre 2009 e 2013, outras duas foram contra o Corinthians. A primeira, em 2009, quando comandado por Ronaldo o time da capital levou a melhor ao vencer em plena Vila Belmiro por 3 a 1 e segurar o empate no Pacaembu por 1 a 1 e ser campeão. Dois anos mais tarde, foi a vez de os mandos de campos se inverter e como nesta temporada, a primeira partida foi no Pacaembu e terminou empatada sem gols. Com a vitória por 2 a 1 na Vila Belmiro a torcida santista comemorava o bicampeonato.

Ao longo da história ocorreram mais duas decisões de paulistas envolvendo as duas equipes e em ambas o Santos levou a melhor. Em 1935, quando conquistou o seu primeiro título de relevância na história e em 1984, quando comandado por Serginho Chulapa, o Santos comemorou não só o título paulista, mas o fato de impossibilitar o tri corintiano.

Além das fronteiras

Nos últimos anos, porém, Santos e Corinthians protagonizaram também decisões importantes além da competição estadual. As mais importantes delas datam de 2002, quando o Santos sagrou-se campeão brasileiro depois de 18 anos sem títulos, e a mais recente em 2012, quando o Corinthians superou o alvinegro praiano na semifinal da Taça Libertadores da América, abrindo caminho para um título inédito.

 

Fonte: FPF

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.