AutoMotor

Três equipes MINI ficam entre os Top 10 do Rally Dakar 2017


Sete dos oito MINI JCW Rally completaram a prova em sua estreia na competição; ? Dupla formada por Orlando Terranova (ARG) e Andreas Schulz (ALE) garantiram a 6ª colocação na classificação geral; ? Brasileiros Sylvio de Barros e Rafael Capoani terminaram em 18º lugar.

A MINI, uma das marcas integrantes do BMW Group, conquistou mais um histórico resultado em sua trajetória de participações no Rally Dakar. Neste sábado (14), sete das oito equipes MINI que participaram desta edição da competição concluíram a última etapa da prova. O bom desempenho alcançado pelo mais novo integrante da família MINI, em sua estreia no rali, mostra que ele segue firme o caminho aberto por seu antecessor, o MINI ALL4 Racing.

A edição 2017 do Rally Dakar ofereceu, como sempre, um desafio único a ser superado por pilotos e navegadores. A instabilidade das condições climáticas e as consequentes inundações acarretaram no cancelamento de duas etapas da competição e no encurtamento do trajeto de alguns estágios mais técnicos e da suspensão de, ao menos, 1.400 quilômetros dos percursos cronometrados.

A dupla formada pelo piloto argentino Orlando Terranova e pelo navegador alemão Andreas Schulz foi o destaque da MINI ao conquistar a sexta colocação geral da competição, a bordo do John Cooper Works Rally #308. “Foi uma boa corrida. A primeira semana foi muito difícil para nós, e cometemos muitos erros que nos custaram tempo. Mas a segunda semana foi melhor. As etapas foram muito longas e a navegação complicada, mas o carro esteve fantástico e estamos contentes”, comemorou Terranova diante de sua torcida.

A dupla formada pelo piloto polonês Jakub Przygonski e pelo navegador belga Tom Colsoul, por sua vez, mostrou que o MINI ALL4 Racing segue como um modelo muito competitivo no Dakar, ao conquistar a 7ª colocação geral. “Este foi, sem dúvidas, um duro Dakar, com muitos momentos difíceis e de navegação complicada em altas velocidades, mas gostamos de correr juntos. Estamos felizes por terminar no Top 10 e sentimos que conseguimos um grande resultado.”

Para o piloto Mohamed Abu Issa, do Catar, e seu navegador francês, Xavier Pansieri, o Dakar 2017 ficará como uma lembrança impressionante. Também a bordo de um MINI ALL4 Racing, o catari conquistou a 10ª posição geral em seu primeiro Dakar a bordo de um carro – até então ele vinha disputando o rali na categoria Quads. “Este Dakar foi muito diferente para mim. Foi o meu quarto (rali), mas três deles foram de quad. Não sei bem se este foi difícil porque os desafios são diferentes de carro e de quad, não posso comparar, mas sei que mesmo assim foi exigente. Escolhi, creio eu, a melhor equipe em termos de carro e me ensinaram muito. O meu objetivo era aprender. Quero ganhar o Dakar de carro um dia e este foi o começo”, disse Abu Issa.

No entanto, as etapas iniciais do rali mostraram um domínio do MINI JCW Rally #303, da dupla formada pelo finlandês Mikko Hirvonen e do francês Michel Perin. O bom desempenho de Hirvonen, em sua segunda participação no Dakar, indicava uma provável disputa pelo pódio, o que acabou não ocorrendo por conta de problemas de navegação na fase final da corrida. A equipe completou o percurso na 13ª posição.

A dupla de brasileiros formada pelo piloto Sylvio de Barros e pelo navegador Rafael Capoani celebrou o 18º lugar geral em sua primeira participação no Dakar. “O Dakar foi fantástico! Uma grande experiência. Cheguei aqui (no Dakar) há 10 anos em uma moto, em 2007, e não consegui terminar. Voltei em 2008 e foi cancelado. Mas estou muito contente por ter completado o percurso deste ano e tenho histórias completamente diferentes do Dakar agora do que eu tinha antes”, explicou Barros, que esteve ao volante do MINI JCW Rally #339.

A altitude dos trechos mais elevados do trajeto revelou-se um grande obstáculo para alguns competidores, entre eles o piloto Yazeed Al Rajhi, da África do Sul, que sofreu problemas físicos e teve de desistir de disputar a 4ª etapa do rali. Ele e o navegador alemão Timo Gottschalk terminaram na 27ª colocação com seu MINI JCW Rally #306. Já o experiente piloto Stephan Schott, da Alemanha, concluiu mais um Dakar, desta vez ao lado do navegador português Paulo Fiuza. A dupla chegou ao final do rali em 15º.

Classificação geral equipes MINI

Posição Piloto Co-piloto # Equipe Tempo
6 Orlando Terranova (ARG) Andreas Schulz (GER) 308 Equipe X-raid 30:42:01

+01: 52: 31

7 Jakub Przygonski (POL) Tom Colsoul (BEL) 316 Equipe ORLEN 33:04:17

+04: 14: 47

10 Mohamed Abu Issa (QAT) Xavier Panseri (FRA) 322 Equipe X-raid 33:43:00

+04: 53: 30

13 Mikko Hirvonen (FIN) Michel Périn (FRA) 303 Equipe X-raid 34:45:30

+05: 56: 00

15 Stephan Schott (GER) Paulo Fiuza (POR) 325 Equipe X-raid 36:14:02

+07: 24: 32

18 Sylvio de Barros (BR) Rafael Capoani (BR) 339 Equipe X-raid 37:03:17

+08: 13: 47

27 * Yazeed Al Rajhi (KSA) Timo Gottschalk (DEU) 306 Equipe X-raid 43:54:04

+15: 04: 34

 

 

Para mais informações sobre a MINI Brasil, acesse: www.MINI.com.br

Redes Sociais: http://www.mini.com.br/community

 

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br