28 de março de 2024

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Trecho da pista sul da Rodovia dos Bandeirantes passa a contar com faixa adicional em Campinas

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Liberação de trecho com nova faixa foi realizada na manhã de quinta-feira, 2, e contou com a presença do Governador Geraldo Alckmin; 

Governo do Estado de São Paulo, ARTESP (Agência de Transportes do Estado de São Paulo) e CCR AutoBAn, concessionária que administra o Sistema-Anhanguera-Bandeirantes, liberaram ao tráfego na manhã desta quinta-feira, 2 de março, trecho de cerca de 1,6 quilômetro de faixa adicional na pista sul (sentido interior-capital) da Rodovia dos Bandeirantes (SP-348), em Campinas, obra que integra o Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo. Também foi entregue a reformulação do acesso da SP-348 à Rodovia Santos Dumont (SP-075), com a ampliação da faixa de aceleração para 520 metros. As duas obras foram executadas entre maio de 2016 e fevereiro de 2017 e tiveram investimento de R$ 6 milhões (base maio/2016), pagos com recursos de pedágios e financiamentos.

A nova faixa adicional – construída no canteiro central entre os quilômetros 87+550 e 89+175 – e a reformulação do acesso à Rodovia Santos Dumont ampliarão a capacidade da rodovia nesta região, aumentando a fluidez, o que beneficiará por dia cerca de 130 mil usuários, principalmente das regiões de Campinas, Indaiatuba e aqueles com destino ao Aeroporto de Viracopos. Cerca de 100 empregos diretos foram gerados durante a execução dos trabalhos.

Ficha técnica da obra entregue

Rodovia dos Bandeirantes – Faixa Adicional km 87+550 ao km 89+175 Pista Sul e Reformulação do Acesso à Rodovia Santos Dumont

Localização:  kms 87+550 ao 89+175, em, Campinas

Investimento: R$ 6.051.886,40 (base: maio/2016)

Origem dos recursos: Receita dos pedágios e financiamentos

Empregos gerados na obra: 100

 

Característica da obra

Implantação de 1680m de faixa adicional pelo lado do canteiro central aumentando o número de faixas de tráfego de 3 para 4 faixas e ampliação/adequação do acesso para a Rodovia Santos Dumont com aumento da faixa de desaceleração para 520 metros.

 

População beneficiada

A obra beneficiará diariamente em torno de 130.000 usuários de médio e longo percurso que utilizam a Rodovia dos Bandeirantes, em especial os moradores de Campinas e Indaiatuba e aqueles usuários com destino ao Aeroporto de Viracopos que se utilizam do sistema viário desta região oferecendo maior fluidez, segurança e conforto.

 

Sobre a CCR AutoBAn

A CCR AutoBAn é responsável, desde 1º de maio de 1998, pela administração do Sistema Anhanguera-Bandeirantes. A concessionária gerencia 316,8 quilômetros de rodovias, compreendendo a SP-330 (Via Anhanguera), de São Paulo a Cordeirópolis, com extensão de 147,04 quilômetros; a SP 348 (Rodovia dos Bandeirantes), de São Paulo a Cordeirópolis, com 159,67 quilômetros de extensão; a SP-300 (Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto), com extensão de 2,6 quilômetros e a interligação SPI-102/330 (Rodovia Adalberto Panzan), com extensão de 7,44 quilômetros. Foi a quinta concessionária a integrar o Grupo CCR.

 

Sobre o Grupo CCR

Fundado em 1999, o Grupo CCR é uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina. Controla, atualmente, 3.265 quilômetros de rodovias sob a gestão das concessionárias CCR NovaDutra (SP-RJ), CCR ViaLagos (RJ), CCR RodoNorte (PR), CCR AutoBAn (SP), CCR ViaOeste (SP), CCR RodoAnel (SP), Renovias (SP), CCR SPVias (SP) e CCR MSVia (MS). Também faz parte do controle acionário da concessionária ViaRio, responsável pela construção e operação do Corredor Expresso Transolímpica, no Rio de Janeiro. O Grupo CCR atua ainda em negócios correlatos, tendo participação de 34,25% na STP, que opera o serviço de cobrança automática de pedágios e estacionamentos. O Grupo CCR também atua no setor de transmissão de dados de alta capacidade por meio da Samm, empresa prestadora de serviços de comunicação multimídia e conectividade IP com mais de 4.700 quilômetros de fibra óptica subterrânea. Além disso, o Grupo CCR está presente no segmento de transporte de passageiros por meio das concessionárias ViaQuatro, CCR Barcas e CCR Metrô Bahia, responsáveis, respectivamente, pela operação da Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo, pelo transporte aquaviário de passageiros no Rio de Janeiro e pelo sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, além de ter participação na concessão do VLT Carioca (Veículo Leve sobre Trilhos), que interligará a região portuária e o centro do Rio de Janeiro. O grupo ingressou, em 2012, no setor aeroportuário, com a aquisição de participação acionária nas concessionárias dos aeroportos internacionais de Quito (Equador), San José (Costa Rica) e Curaçao. No Brasil, possui a concessionária BH Airport, responsável pela gestão do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Comprometida com o desenvolvimento sustentável, a CCR assinou o Pacto Global da ONU e, em 2015, faz parte da carteira teórica do ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial), da BM&FBovespa, pelo quarto ano consecutivo. Emprega, atualmente, cerca de 12 mil colaboradores.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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