28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Trailer da castração realiza 55 procedimentos

Compartilhe essa notícia!

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta quinta-feira (04) mais uma etapa de castração de animais no município. De acordo com relatório das atividades, o trailer da Unidade Móvel de Esterilização (UME) realizou 55 castrações em cães e gatos. As ações ocorreram na sede do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses).

Dos 55 animais esterilizados, foram 31 cadelas e 24 gatas, com tempo médio de procedimento de cinco minutos. O mutirão ocorreu com a atuação de profissionais do CCZ e de empresa contratada pela Administração Municipal. As esterilizações realizadas integram a quinta etapa de cirurgias e, paralelo a isso, o CCZ segue com o levantamento de informações necessárias para o posterior encaminhamento do trailer às diversas regiões do município.

O veterinário do CCZ, Wilson Guarda, orientou os proprietários sobre o cadastro e o procedimento realizado. “É importante esclarecer a população e aos proprietários que procuram a castração dos animais de que os mesmos passarão por procedimento anestésico e cirúrgico, consequentemente existem alguns riscos inerentes a estas intervenções. Por isso é fundamental que os proprietários ao realizarem o cadastro não omitam informações como idade e estado geral do animal, na tentativa de “encaixar” o mesmo na cirurgia. Isso diminuiria os riscos de possíveis complicações ou intercorrências durante o procedimento”, explicou.

A próxima atividade está prevista para 9 de outubro.  Existe um cadastro de animais que já estão na lista de espera. Entretanto, os interessados podem entrar em contato com o CCZ para o preenchimento de cadastro e possível agendamento. O serviço é gratuito à população, entretanto alguns pontos são levados em consideração, como informações socioeconômicas.

O CCZ fica localizado à Estrada da Cachoeira, 1365, bairro São Joaquim. O telefone para contato é o 3454.4020.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!