Santa Bárbara d´Oeste

Top Projects: Alunos da IBE-FGV projetam academia sustentável

Da construção à alimentação, tudo é ecologicamente correto, viável, responsável socialmente e saudável

 

Projeto foi realizado para trabalho de conclusão de curso, em 2015, e está disponível para venda

 

Sem referência na região, nem aparelhos adequados disponíveis no Brasil, as alunas do MBA em Gestão Empresarial da IBE-FGV, Carolina Pelaio, Natália Perlete e Rosângela Semensato projetaram uma academia de ginástica totalmente sustentável, com análises operacional e financeira, de marketing e de recursos humanos.

 

O projeto completo será publicado na 4ª edição do livro Top Projects, que contempla os melhores trabalhos de conclusão de cursos, com viés em sustentabilidade, dos alunos de MBA da escola de negócio. Em 2017, a obra contará com 20 TCCs e será lançada em 29 de agosto, por ocasião da entrega do 4º Prêmio de Excelência Acadêmica, em que a IBE-FGV reconhece os 20 professores mais bem avaliados da instituição e os coordenadores de destaque, a partir da votação de alunos e colaboradores.

 

“É crescente a necessidade de aliar desenvolvimento e preservação do planeta. Cada vez mais, as pessoas seguem buscando soluções sustentáveis e a onda pela saudabilidade também continua crescendo. De olho nesse mercado, tivemos a ideia de conciliar sustentabilidade e qualidade de vida em nosso projeto”, explica Carolina Pelaio.

 

A arquitetura leva em conta ecoprodutos e tecnologias ecoeficientes, além de matérias recicláveis e reutilizáveis, para melhorar a eficiência do espaço e substituir produtos nocivos ao homem e ao meio ambiente. “É possível construir sem gastar muito, já que a economia gerada compensa o investimento, além de valorizar o imóvel”, destaca. Segundo Carolina, o custo para implantação do projeto é de R$ 350 mil (preços de 2015).

 

A construção aproveita a luz natural de modo que as luzes são acesas somente quando escurece. Um sistema alternativo de aquecedor solar também permite economia de energia elétrica. Lâmpadas e luminárias com maior eficiência e paredes com cores claras também ajudam. O estudo da direção do vento e posicionamento das janelas permite a entrada cruzada de ar que refrigera o ambiente reduzindo uso de ventilador e ar-condicionado. Torneiras e chuveiros possuem redutores de saída de água e as descargas possuem vazão limitada.

 

Com objetivo de ser totalmente sustentável, o local ainda possui aparelhos que consomem menos e a já conhecida bicicleta ergométrica que produz energia a partir das pedaladas. “Desde a concepção do projeto, o objetivo foi oferecer um serviço diferenciado dos concorrentes com uma academia de ginástica sustentável para alunos mais exigentes e conscientes com o meio ambiente, com a utilização de tecnologias inovadoras”, conta.

 

E a ideia vai além. Um processo seletivo rigoroso visa à contratação de profissionais qualificados e motivados nas áreas Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e Psicologia. “Queremos encontrar profissionais comprometidos e utilizaremos ações para manter a motivação destes profissionais”. O local também oferece serviços complementares que visam o conforto e a praticidade do aluno, com uma lanchonete saudável e loja de roupas de ginásticas e suplementos alimentares.

 

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br