RMC Santa Bárbara d´Oeste

Tocha Olímpica passará por Indaiatuba na véspera dos jogos


Prefeito assinou nesta terça (15) convênio que confirma adesão do município ao evento

O prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) assinou nesta terça (15) o convênio com o Governo Federal que confirma a participação de Indaiatuba entre as cerca de 300 cidades no Brasil que receberão o revezamento da tocha olímpica. A jornada está prevista para começar em maio de 2016 em Brasília e irá durar de 90 a 100 dias, percorrendo todo o país e envolvendo em torno de 12 mil condutores, cada um percorrendo cerca de 200 metros com sua tocha e passando de um para o outro a Chama Olímpica, acessa originalmente na Grécia. Conforme destacou o prefeito durante coletiva de imprensa, a estimativa do Comitê Organizador Rio 2016 é de que a tocha passe por Indaiatuba já na véspera dos jogos, seguindo depois para São Paulo, Vale do Paraíba e chegando finalmente ao Rio de Janeiro para a abertura oficial, no dia 5 de agosto. A data e o roteiro a ser percorrido no município ainda serão divulgados pelo comitê.

“É um grande orgulho para Indaiatuba receber um evento histórico como este que, tenho certeza, qualquer cidade do Brasil gostaria de sediar, mas apenas pouco mais de 300 municípios terão o privilégio de participar”, ressaltou o prefeito Reinaldo Nogueira. “Mas esta conquista começou lá trás, quando eu era deputado federal e consegui a verba inicial para a construção da pista do velódromo. Com o trabalho adicional do secretário Humberto Panzetti na Secretaria de Esportes, garantimos a verba adicional para construir o Centro de Formação de Atletas de Alto Rendimento e o equipamento passou então a compor o projeto Cidades Olímpicas, que oferece infraestrutura para ambientação e treino de delegações para os Jogos Olímpicos 2016. Teremos assim, depois somente do Rio de Janeiro, o melhor velódromo para apoiar o preparo dos atletas de ciclismo no país e estamos inclusive já recebendo consultas de equipes esportivas da China e de Portugal, interessadas em utilizar nosso equipamento. Esse histórico e a presença no programa, aliado à parceria de sucesso com o Governo Federal em várias outras obras, certamente contribuiu para que Indaiatuba estivesse entre as cidades convidadas. E o melhor é que receberemos a tocha às vésperas do evento, quando todos já estarão certamente no espírito olímpico”, concluiu.

Qualquer cidadão pode se candidatar a ser um condutor da tocha olímpica, cuja lista será escolhida em sua grande maioria pelos patrocinadores, cabendo à cidade a indicação apenas de um pequeno número de representantes, que ainda não está definido. Para participar da seleção ou indicar uma personalidade de Indaiatuba, basta acessar um dos seguintes sites e seguir as instruções:

Jogos 2016 – http://www.rio2016.com/revezamento-da-tocha/ – Bradesco (https://www.revezamentobra.com.br/) – Coca-Cola (https://issoeouro.cocacola.com.br) – Nissan (http://www.quemseatreve.com.br/rota-da-tocha-video). É vedada a indicação de ocupantes ou candidatos a cargos oficiais eletivos. “É importante que a população de Indaiatuba indique a partir de agora nos sites dos patrocinadores e do evento as pessoas que, na sua opinião, são merecedoras de carregar a tocha olímpica”, reforçou Panzetti durante a coletiva de imprensa. “A Prefeitura terá um número muito pequeno e ainda não confirmado de indicados para passar ao comitê, e, neste caso, a escolha será feita com base em critérios previamente estabelecimentos e transparentes. Mas quem irá selecionar a grande maioria dos participantes serão, de fato, os patrocinadores. Então, quanto mais indaiatubanos indicarmos, maiores as chances de termos mais representantes da cidade no revezamento. Cada empresa tem o seu programa de seleção. Na do Bradesco, por exemplo, você pode indicar alguém que faz a diferença e transforma a vida das pessoas na região. Já na Nissan, é possível indicar a si mesmo e contar diretamente a sua história. Na Coca-Cola, a proposta é que o candidato mostre como ‘espalha a felicidade’, com registro em texto, foto ou vídeo. Enfim, basta escolher a que mais se identifica e enviar suas sugestões”, finalizou o secretário.

Os Jogos Olímpicos 2016 acontecem de 5 a 21 de agosto no Rio de Janeiro e devem reunir cerca de 10.500 atletas de 206 países, em 306 provas de 42 modalidades. O desenho da tocha olímpica é assinado pela agência de design Chelles & Hayashi, de São Paulo, parceira do Comitê Rio 2016 no desenvolvimento do projeto. A agência foi escolhida após um processo nacional de seleção que reuniu 76 inscritos, submetidos a uma comissão julgadora multidisciplinar formada por 11 membros reconhecidos por sua experiência na criação de produtos ou por seu destaque no Movimento Olímpico. Produzida com alumínio reciclado, resina e acabamento acetinado, pesa entre 1kg e 1,5kg e mede 63,5cm de altura quando fechada, e 69cm quando aberta. Este movimento de “sobe e desce” acontece ao longo da malha triangular da textura da tocha que, dividida em três partes, alude aos valores Olímpicos de excelência, amizade e respeito. Estes segmentos se separam e se projetam para cima no momento conhecido como “beijo das tochas”: quando uma passa à outra a chama Olímpica. Ao se abrirem, as três partes revelam a essência de brasilidade da tocha Rio 2016 – diversidade, vibração e natureza, representados pelo mar, montanhas, o céu, o sol e as cores da bandeira do Brasil. Símbolos para todo o conceito que sustenta o revezamento: o encontro do calor ancestral da Chama Olímpica com o calor humano do povo brasileiro. Outras informações: www.rio2016.com

 

 

Foto: Eliandro Figueira – SCS/PMI

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br