24Horas Santa Bárbara d´Oeste Variedades

Tivoli Shopping é o primeiro a receber exposição ‘Cedoc Em Movimento: Santa Bárbara 200 anos’

O projeto envolve além da exposição itinerante, atividades com escolas públicas e privadas de Santa Bárbara d’Oeste

Patrocinado pela Caixa Econômica Federal através do Programa de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro, o projeto “CEDOC em Movimento”, iniciativa do Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi, inicia a etapa extramuros do projeto. Um dos passos é a exposição itinerante celebrando os 200 anos de Santa Bárbara d’Oeste, que será apresentada pela primeira vez no Tivoli Shopping. O projeto concebe ainda atividades nas escolas públicas e privadas de Santa Bárbara d´Oeste.

A proposta da exposição é oportunizar, não apenas aos barbarenses, mas aos munícipes das cidades do entorno, o contato com um recorte histórico da cidade ilustrado por meio de uma série de fotógrafos e amantes da fotografia de três dos mais importantes pontos turísticos de Santa Bárbara.

“Para nós do Tivoli Shopping é uma verdadeira honra ser escolhido como primeiro a receber esta exposição tão rica e cheia de história que é preciosa não só para os barbarenses, mas também para o contexto histórico do nosso estado, do nosso país. Escolhemos um ponto estratégico para que muitos clientes possam conferir cada detalhe desta mostra”, destacou a coordenadora de Marketing do Tivoli Shopping, Paula Funichello.

A abertura está programada para o dia 08 de maio, terça-feira, às 10h. A visitação poderá ser feita até o dia 27 de maio, sempre de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, e, aos domingos, das 14h às 20h. A entrada é franca e o Tivoli Shopping fica à Av. Santa Bárbara, 777, em Santa Bárbara d´Oeste. A exposição histórico-fotográfica, em comemoração aos duzentos anos de fundação da cidade de Santa Bárbara d´Oeste, circulará por outros pontos da cidade, além de espaços culturais em Nova Odessa, Sumaré, Campinas e Piracicaba.

Baú de História

 

Após a etapa das expedições fotográficas, que reuniu mais de 100 fotógrafos e amantes da fotografia que registraram cenas, poses e olhares de três dos principais pontos histórico-turísticos de Santa Bárbara d´Oeste – Praça Central e Matriz Santa Bárbara, Usina Santa Bárbara e o bairro Santo Antônio do Sapezeiro – o Centro de Documentação Histórica envolve as entidades escolares do município. Tanto as escolas públicas quanto as privadas, cujo atendimento volta-se para o Ensino Fundamental I, foram convidadas para participar desta etapa do projeto. A expectativa da equipe do CEDOC é que cerca de 40 escolas, 80 profissionais de educação e, aproximadamente, 15.000 alunos sejam diretamente beneficiados pelo Baú da História.

 

De acordo com a Coordenadora do CEDOC da Fundação Romi, Sandra E. de Souza Barboza, o Baú da História é uma oportunidade do CEDOC da Fundação Romi compartilhar, com as escolas do município, parte de seu acervo, principalmente, os documentos diretamente vinculados à fundação da cidade de Santa Bárbara d´Oeste e, despertar o interesse dos estudantes para o potencial do montante histórico da entidade. “De nada adianta apenas preservar a história, é preciso criar ações para disseminar e oportunizar o acesso. Dentre uma série de outras ações promovidas pelo CEDOC para atingir esse objetivo, desta vez criamos o ‘Baú da História’”, explicita.

Quarenta escolas, públicas e privadas, de Ensino Fundamental I de Santa Bárbara d´Oeste poderão, gratuitamente, se inscreverem nesta etapa do projeto “CEDOC em Movimento”. Os participantes inscritos serão submetidos a um treinamento para que compreendam os itens integrantes do “Baú da História”, meios e formas de manuseio, atividades extras, além de técnicas de contação de história. Tudo isso voltado a potencializar os conteúdos que professores e coordenadores desenvolverão em suas respectivas escolas.

Diretores e coordenadores escolares que queiram mais informações acerca do “Baú da História” e tenham interesse em participar desta etapa do projeto “CEDOC em Movimento”, podem acessar o site do CEDOC, através do link www.fundacaoromi.org.br/cedoc, na página Baú da História e realizar contato com a equipe da CEDOC da Fundação Romi. O Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi está localizada na Avenida João Ometto, 118, no Jd. Panambi em Santa Bárbara d´Oeste. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone (19) 3499-1558.

Sobre o CEDOC

O Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi é um espaço vivo de preservação da história, que além de resgatar todo o passado histórico de Santa Bárbara d’Oeste e região, atua na guarda, conservação e disponibilização do acervo da Fundação Romi e da Indústrias Romi – com destaque para o acervo do Romi-Isetta. Além de um espaço expositivo vivaz e dinâmico, o CEDOC realiza o projeto de Educação Patrimonial para crianças e adolescentes, realiza o Processamento Técnico de todos os documentos recebidos e ainda recebe exposições e palestras, promove visitas monitoradas e técnicas, oficinas de capacitação e experimentação. O CEDOC está localizada na Avenida João Ometto, 118, Jd. Panambi, em Santa Bárbara d´Oeste. (19) 3499-1558. www.fundacaoromi.org.br/cedoc.

Sobre o Tivoli Shopping

Inaugurado em novembro de 1998, o Tivoli Shopping é um empreendimento administrado pela AD Shopping. A AD Shopping, maior administradora independente de shopping centers do País, está presente em todas as regiões brasileiras. Seu portfólio é composto por empreendimentos de diversos formatos, localizados tanto em capitais quanto no interior. São 26 anos de experiência em planejamento, comercialização e gestão de shopping centers.  Visite: www.adshopping.com.br.

O Tivoli Shopping (www.tivolishopping.com.br) conta com 158 operações, distribuídas em um único piso, entre elas âncoras e megalojas (Riachuelo, Renner, C&A, Lojas Americanas, Magazine Luiza, Marisa, Casas Bahia, Kalunga, Zanini, Danny Cosméticos e Lojas União), 128 satélites, 29 lojas de fast-food e 4 salas de cinema. Conta ainda com uma agência do Banco Santander, Correios, caixas eletrônicos (24 horas), incluindo estacionamento coberto (valet). Horário de funcionamento: de segunda a sábado das 10h00 às 22h00 e aos domingos e feriados das 12h00 às 22h00. Endereço: Av. Santa Barbara, 777 – Vila Mollon – Santa Barbara D’Oeste – SP. (19) 3457-9966

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br