Teste com jovens busca revelar talentos para a Orquestra Filarmônica de Nova Odessa

Músicos de Nova Odessa e região podem se inscrever para teste que ocorre no dia 8

 

O auditório da Secretaria Municipal de Educação está sediando os ensaios da Orquestra Filarmônica Jovem de Nova Odessa, que está com inscrições abertas para o teste agendado para o próximo dia 8 de abril. Músicos da cidade e da região, iniciantes nos instrumentos de cordas, madeiras, metais e percussão, podem se inscrever para o processo seletivo. A ideia é dar oportunidade de aprendizado e revelar talentos para compor a Orquestra Filarmônica principal.

O maestro Eli Antônio Ferreira é o responsável pelos trabalhos com cerca de 20 jovens. O objetivo do teste é dar chance para mais jovens iniciantes na música, a partir de nível médio de estudo, que participarão da prática de orquestra através de ensaios, orientações dos professores e apresentações locais. A Filarmônica Jovem foi fundada no ano passado, pelo casal de músicos Elisabete e Norberto Rohwedder.

“Estamos promovendo esse teste pra formar gente nova”, sinaliza Eli Ferreira. O maestro explica que o repertório da Orquestra Filarmônica tradicional – fundada em 2012 – é mais ‘puxado’, exigindo toda uma preparação. Segundo ele, são aceitos praticantes dos diversos tipos de música instrumental. “Apesar de termos uma ou outra carência, como de sopro, o teste é pra todos os tipos de instrumentos”, frisa.

Depois que completar a formação, a Orquestra Filarmônica Jovem pretende se apresentar em escolas e no Teatro Municipal Divair Moreira. “Também queremos estar inseridos em eventos oficiais do município”, sugere Eli Ferreira. A princípio o teste ocorrerá somente no sábado, dia 8. “Caso houver muitos interessados e a demanda for superior ao tempo necessário para ouvir todo mundo, abriremos outro dia”, finaliza.

O teste será realizado a partir das 13h, no auditório da Secretaria de Educação, localizada na Avenida Carlos Botelho, no Centro. O aluno deverá apresentar uma peça de livre escolha, leitura à primeira vista e escalas de até duas oitavas, conforme o instrumento. As inscrições devem conter nome, endereço, telefone, e-mail, instrumento e tempo de estudo. Os dados devem ser enviados para os e-mails beto-bete@hotmail.com ou maestroeliferreira@hotmail.com, até o dia 7 de abril.

A Prefeitura de Nova Odessa fornece o apoio estrutural para os ensaios e as apresentações da Orquestra Filarmônica Jovem. O Município possui diversos aparelhos culturais e projetos na área musical. Além da renomada e premiada Banda Sinfônica Municipal ‘Professor Gunars Tiss’, existe o Coral Cidade, o Grupo Municipal de Dança, o Projeto Guri e a Orquestra de Violeiros Mirins.

Comentários
Posted Under