RMC

Terminal provisório começa a funcionar no dia 15 de março

A Prefeitura de Americana, em parceria com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) e as empresas de transporte público – Viação Princesa Tecelã (VPT) e Viação Cidade Americana (VCA) – irá transferir o terminal urbano para a Rua Fernando Camargo provisoriamente, até que a construção do novo terminal fique pronta. A alteração foi feita pela Secretaria de Transportes e Sistema Viário e aprovada pelo Sindicato dos Condutores da cidade e passa a valer a partir do dia 15 de março.

 

O terminal provisório estará localizado na Rua Fernando Camargo, entre as ruas Rui Barbosa e Washington Luiz, contará com uma plataforma de 90 metros e 24 abrigos de ônibus. A alteração do trânsito também será feita, já que o trecho permitirá apenas a passagem de ônibus e acesso local aos comércios, bancos e prédios. Quem desce a Washington Luiz poderá somente ir reto, sentido Centro; e quem sobe a Rui Barbosa, não poderá virar à direita na Fernando Camargo.

A Setransv fará toda a sinalização viária horizontal do local, além de placas indicativas das linhas dos ônibus e indicando o trânsito. Outros pontos também estarão próximos, servindo para o sistema integração, como os já existentes na Rua Washington Luiz, Fernando Camargo e na Rui Barbosa. Ao todo, são 80 ônibus e 39 linhas que passam por hora nos pontos. Em Americana, são 20 mil pessoas que usam o transporte público, sendo que seis mil passam pelo terminal urbano.

 

Décio Rosolen Filho, secretário de Transportes, afirmou que a transferência é necessária. “As obras do novo terminal necessitam avançar e a transferência é a solução, além de proporcionar maior segurança, comodidade, praticidade e acessibilidade aos usuários do transporte. Além da localização privilegiada, por estar próxima de pontos do integração”, explicou.

 

Algumas intervenções foram necessárias para a mudança como a alteração do ponto de táxi para a Rua Fernando Camargo, entre as ruas Rui Barbosa e Rio Branco, no sentido bairro-Centro; instalação de contêiner para sanitários feminino, masculino e para deficientes físicos; contêiner para refeitório dos motoristas e cobradores e contêiner para a instalação do Mais Americana. Todos serão colocados na praça Comendador Müller.

 

Terminal urbano antigo

A partir desta quarta-feira, 12/02, uma nova etapa será iniciada na obra. A demolição dos sanitários, refeitórios, sala do Mais Americana e da Guarda Municipal será feita pela empresa responsável. Para atender a demanda atual, antes da mudança para o novo espaço, contêineres serão instalados na antiga FEPASA para o Mais Americana e para o refeitório; banheiros químicos serão instalados, além da transferência da sala de fiscalização da Setransv para a área interna da FEPASA.

 

 

 

Imagem: Reprodução/Setransv

 

 

 

 

Unidade de Imprensa

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br