18 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Terapia expressiva no Boldrini

Compartilhe essa notícia!

Projeto traz atividades aos pacientes e profissionais de saúde

 

 

Ouvir estórias, conversar, pintar, traçar planos futuros, rir, chorar, cantar são alguns procedimentos do projeto Terapia expressiva O pássaro azul da felicidade, que será apresentado aos pacientes na Brinquedoteca do Centro Infantil Boldrini, no dia 14. O projeto, da médica Denise Vianna, docente da Universidade Federal Fluminense (UFF), também envolverá com palestra e debate os profissionais da equipe multidisciplinar do hospital.

 

A atividade com os pacientes na parte da manhã terá também a participação da artista plástica e terapeuta Ingrid Lemos. “Terapia expressiva é um conjunto de procedimentos com finalidade terapêutica que utiliza materiais e técnicas, como pintura, modelagem, dança, teatro, escrita, desenho, etc., como finalidade terapêutica, conforme o momento, o desejo e a necessidade do paciente”, explica Denise Vianna.

 

Cada um dos materiais é utilizado para estimular a criatividade e ajustar a energia vital, para promover harmonia e bem-estar. Conforme a expressão do paciente, por meio do material, o terapeuta sugere os próximos passos para o trabalho. “A utilização da terapia expressiva, tanto individual como em grupo, tem eficácia clínica comprovada nas atividades hospitalares. Traz benefícios quando feita com acompanhantes e equipe hospitalar, pois promove o diálogo e ameniza as angústias”, diz.

 

Segundo a docente, “o pássaro azul representa a liberdade, a alegria e o amor, que resistem mesmo nas situações mais difíceis, embora às vezes tais qualidades estejam aprisionadas e inacessíveis por doenças, medo e outras emoções”.

 

A palestra trará aos profissionais do Boldrini a oportunidade de rever noções sobre doença, saúde, vida e morte. “E ainda explicitar as angústias no cuidado de si, melhorar o desempenho, fortalecer a conexão com o ideal da profissão, promover a integralidade das ações no hospital e o desenvolvimento do cuidado multiprofissional.”

 

Denise Vianna – Médica da Universidade Federal Fluminense (UFF) e docente exclusiva e supervisora do projeto de extensão A construção Cuidado interdisciplinar por meio da terapia expressiva no Hospital Universitário Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense (UFF). Fez residência médica em Hemato-Oncologia e especializações em Homeopatia Clínica, Filosofia da Arte, Arteterapia e mestrado em Medicina Social – Saúde Coletiva. Artista plástica em pintura, gravura em metal e cerâmica.

 

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!