Tecnologia Variedades

Tendências em Gamification dominam grade do CBTD 2018

Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento contará com participação da maior especialista brasileira no tema, Flora Alves.

De 28 a 30 de novembro acontece a 33ª edição do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD). O evento, que acontece no Mendes Convention Center, em Santos (SP), tem o propósito de apresentar as últimas tendências da área de Desenvolvimento Humano a mais de 2.500 congressistas a partir do tema “Convergir para inovar: a diversidade como o caminho da transformação”.

Neste ano, o tema Gamification é um dos principais na grade do Congresso. Não por acaso, Flora Alves, Chief Learning Officer da SG – Aprendizagem Corporativa é uma das principais palestrantes desta edição do CBTD. A executiva falará sobre o conceito de Gamification no segundo dia de congresso (29/11) das 9h15 às 12h15 por meio do workshop “Game Design & Design de Aprendizagem. Muito mais que diversão”.

“A abordagem contribui para que os profissionais percebam, com a aplicação de atividades lúdicas, o poder da dinâmica na estratégia de aprendizagem. Afinal, ao ser utilizada de maneira estruturada e intencional, sem deixar de posicionar o ser humano no centro dos processos, é capaz de eliminar os gaps de desempenho ao auxiliar na transferência do conteúdo adquirido no treinamento para a prática”, afirma Flora Alves. Sua apresentação também vai orientar os participantes a construir os próprios jogos de acordo com as necessidades trazidas.

Outro diferencial do workshop que Flora Alves ministrará está na presença da facilitadora gráfica Ana Lu, que trabalhará com a linguagem visual em tempo real. “Os elementos visuais são altamente assertivos no momento de capturar a essência dos dados destacando os principais pontos. É uma espécie de resumo de conteúdo no formato de mapa mental que se sobressai à memorização de informações textuais, por exemplo”, explica a CLO.

A ação será ampliada para o estande da SG – Aprendizagem Corporativa, onde Ana Lu transformará as respostas dos visitantes para o questionamento “O que torna uma experiência de aprendizagem perfeita para você?” em linguagem visual.

ExpoCBTD

Por falar no estande da SG – Aprendizagem Corporativa, é hora de revelar que a parceria de longa data entre Flora e Karl Kapp, maior especialista em gamification do mundo, resultou na vinda do designer instrucional norte-americano ao CBTD 2018. Ele ministrará a palestra com tradução simultânea “Pensando como um Game Designer”.

Kapp é doutor em educação pela Universidade de Pittsburgh e tornou-se a principal referência mundial em Gamification sendo autor do best-seller The Gamification of Learning. Recentemente, também lançou o livro Play to Learn.

Por fim, quem conferir a apresentação da metodologia de design de aprendizagem corporativa Trahentem®, criada por Flora Alves, no estande da companhia, poderá participar de um sorteio de uma maleta com itens indispensáveis para os profissionais de T&D. (Conheça o kit: https://eu.neuland.com/detail/index/sArticle/1004)

O Trahentem® é uma metodologia que orienta designers instrucionais experientes ou iniciantes a descobrirem um caminho ágil e seguro para executar os processos de construção de uma solução de aprendizagem ao posicionar o ser humano no centro do treinamento – o que faz com que a educação corporativa seja simples, colaborativa e atrativa.

Serviço: Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento 2018

Quando: 28/11 das 12h às 19h30, 29/11 das 7h às 19h30 e 30/11 das 7h às 17h30.

Local: Mendes Convention Center, Av. Francisco Glicério, 206, Santos, São Paulo

Informações: http://portal.abtd.com.br/cbtd.html

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br