Santa Bárbara d´Oeste

Teatro Manoel Lyra terá diversas expressões artísticas na Virada 2016

O Teatro Municipal Manoel Lyra, em Santa Bárbara d’Oeste, terá orquestra, corais, maracatu, espetáculos, monólogo, stand up comedy e mostra de dança durante a Virada Cultural Paulista 2016. Com entrada gratuita, a Virada acontece entre os dias 14 e 15 de maio durante 24 horas ininterruptas. Serão 47 atrações em cinco diferentes pontos da cidade, no CSU (Centro Social Urbano), Teatro Municipal Manoel Lyra, Biblioteca Pública Municipal “Maria Aparecida de Almeida Nogueira” (Centro), Museu da Imigração e Estação Cultural.

 

Para abrir a programação no Teatro, no dia 14 de maio, sábado, a “Orquestra Filarmônica Maestro Paulo Bellan” é uma orquestra com característica sinfônica, que conta com a participação de músicos voluntários, sendo estudantes, amadores e também profissionais. O grupo tem como principal objetivo democratizar a música sinfônica, com rico repertório: do popular ao clássico. Eles subirão ao palco do Teatro Municipal às 18 horas. Na seguida haverá a abertura oficial da Virada com a presença de autoridades.

 

Após a solenidade, a Virada no espaço segue com “Grupo Rodart”, às 18h50, com espetáculo de dança realizado pelos alunos e professores da APAE Santa Bárbara. Às 19 horas, o público acompanhará apresentação do “Coral Municipal”, “Polo Guri” e “Coral Avencas”. Em frente ao Teatro, às 19h45, o maracatu tomará conta da Rua João XXIII, com o grupo “Baque de Santa”, mostrando uma relação de vivência e aprendizado das culturas brasileiras tendo maracatu de Baque Virado como ponto de início de um movimento em prol da miscigenação cultural. A percussão do Baque de Santa é baseada em tambores grandes, chamados alfaias, acompanhados de caixas de guerra, taróis, ganzás, agbês e gonguê.

 

A Cia Arte-Móvel trará o espetáculo “N” às 20h45. “N” é o primeiro espetáculo adulto da Companhia, o resultado de um desejo inerente de resgatar um sentimento abandonado: “a esperança”. Tendo como inspiração a história de Anne Frank, garota judia refugiada durante a Segunda Guerra Mundial, o grupo pretende reacender a chama da existência. Pois enquanto há um segundo de vida ainda há vida. Portanto, faz-se necessário falar ao homem. Abrandar a caminhada estreita e severa que viemos enfrentando ao longo dos tempos.

 

Ainda com a arte da encenação, Grupo Ethos Teatro apresentará às 22h45 “Monólogos de Shakespeare”. A peça consiste em mostrar por meio de monólogos de alguns principais personagens do autor, sendo Romeu e Julieta, Hamlet e Macbeth, sua poesia imensamente valiosa e pujante, como linguagem dramatúrgica e também por meio do espaço teatral alternativo, provocar uma efervescência cultural singular, livre das amarras do convencional palco Italiano.

 

Dando sequência à programação, à meia noite e meia entra no palco Osvaldo Barros com melhor do stand up comedy. Barros é humorista com mais de sete anos de carreira. Na TV, já esteve no Programa do Jô, Programa do Gugu, Tudo é Possível (Ana Hickmann), Raul Gil entre outros. Na internet atua e roteiriza para o Na Sarjeta, canal com mais de meio milhão de inscritos, além dos vídeos que posta em suas próprias redes sociais com milhares de visualizações. Barros está presente nos principais festivais do país (Risadaria), comedy clubs (Comedians e Curitiba Comedy Club), além de centenas de eventos corporativos. É ator formado pelo Conservatório “Dr. Carlos de Campos” em Tatuí-SP e publicitário pela Universidade de Sorocaba-SP.

 

Para finalizar a intensa programação do Teatro Municipal Manoel Lyra, a Virada Cultural Paulista 2016 promete reunir as academias e escolas de dança da cidade, numa Mostra de Dança 2016. Em diversas coreografias, no dia 15 de maio, domingo, às 14 horas, com Cia de Dança Juliana Daniel, Cia de Dança Giane Godoy, GrandPlié Studio de Dança, Cia de Dança JK, Laboratório da Dança, Arabesque Studio de Dança, Cia Dança Explosão Swingueira e Dança Icon-E Kpop.

 

A Virada Cultural Paulista 2016 será realizada pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, com o SESC-SP, e com apoio do MIS (Museu da Imagem e do Som de São Paulo), Pensarte, Museu do Café e Cavalera.

 

CSU – CENTRO SOCIAL URBANO – AVENIDA DE CILLO, S/Nº – CENTRO

Sábado, 14 de maio
19h – Banda Old Radio
Intervalo – Tenda Workshop de Guitarra
20h – Browns Boogie – Estátua Viva
21h – Luna Maria e banda (The Voice Kids)
21h30 – Intervenção de Grafite
22h30 – Zezé Motta canta Caetano
23h59 – Marcelo Jeneci e Tulipa Ruiz

Domingo, 15 de maio
14h – Bleck a Bamba
15h30 – Tiê
17h – Vanguart
18h30 – Nação Zumbi

TEATRO MUNICIPAL MANOEL LYRA – RUA JOÃO XXIII, 61 –CENTRO

Sábado, 14 de Maio
18h – Orquestra Filarmônica Paulo Bellan
18h30 – ABERTURA OFICIAL
18h50 – Grupo Rodart por APAE Santa Bárbara
19h – Coral Municipal, Polo Guri e Coral Avencas
19h45 – Baque de Santa (Em frente ao Teatro)
20h45 – Espetáculo “N” por Cia Arte-Móvel
22h45 – Monólogos de Shakespeare – Grupo Ethos Teatro

Domingo, 15 de maio
00h30 – Stand up por Osvaldo Barros
14h – Mostra de Dança de Santa Bárbara d’Oeste pelas academias: Cia de Dança Juliana Daniel, Cia de Dança Giane Godoy, Grand Plié Studio de Dança, Cia de Dança JK, Laboratório da Dança, Arabesque Studio de Dança, Cia Dança Explosão Swingueira e Dança Icon-E Kpop.

ESTAÇÃO CULTURAL – AVENIDA TIRADENTES, Nº 2, CENTRO

Sábado, 14 de maio
19h30 – Banda Speed King
20h30 – Banda Fly End
21h30 – Banda GTC Getting’The Crime
23h30 – Banda Pavelow

Domingo, 15 de maio
00h30 – Banda Jeff The Back
1h30 – Banda Lua Nua
2h30 – Banda The Ground
3h30 – Banda Legião Urbana Cover do Brasil
7h – Corporação Musical União Barbarense
8h – Banda Forrojáh
9h30 – Clube do Samba
11h – Alto Astral

MUSEU DA IMIGRAÇÃO E BIBLIOTECA CENTRAL – RUA JOÃO LINO, 371 – CENTRO

Domingo, 15 de maio
9h – Mostra de Fotografia “Talentos de Santa Bárbara” (Sala de Exposições do Museu)
9h – Oficinas de “Artesanato Sustentável” por Elisabete Padovezi (Sala da Biblioteca)
9h e 10h30 – Oficina “Pintura sem Tinta” por Rosy Jesus Vaz (Intervenções sobre imagens fotográficas ao público adulto)
9h30 – Teatro Romeu e Julieta de Willian Shakespeare (Público Infantil)
10h – Palhaço Pipoquinha (Circo)
10h30 – “Histórias pra toda hora” – Cia Xekmat e Confraria do Conto
10h30 – Oficinas de “Artesanato Sustentável” por Elisabete Padovezi (Sala do Museu da Imigração)
9h – FAMAM (Fanfarra de Santa Bárbara) e Ginástica Rítmica União Barbarense
10h30 – Associação de Capoeira Santa Bárbara d’Oeste (Mestre Luisão)
9h às 12h – Pintura facial e Recreação por Planeta Criança
11h – “Uma Arriscada Trama de Picadeiro e Asfalto” por Circo Teatro Palombar

Programação está sujeita a alterações.

 

Assessoria de Imprensa

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br