24Horas RMC

TCC de estudantes da Etec Polivalente auxilia adoção de animais em Americana

Além de informatizar processos administrativos do Centro de Zoonoses, alunos desenvolveram site para estimular acolhimento de cães e gatos. Foto: Marcelo Meaulo

 

Um software e um site desenvolvidos pelos estudantes do curso técnico de Informática integrado ao Ensino Médio da Escola Técnica Estadual (Etec) Polivalente de Americana, na região de Campinas, devem ajudar o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do município a melhorar os serviços administrativos e incentivar a adoção de animais.


O Zootec foi apresentado em novembro do ano passado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na 18ª Expotec, evento cultural, científico e tecnológico realizado pela Etec. “Soubemos que o CCZ estava com muitos animais, já que não havia divulgação para o cidadão”, lembra Vinícius Molina, um dos integrantes do grupo. “Após uma visita técnica, observamos também que existia grande acúmulo de papéis e documentos, uma forma não muito segura de guardar informações.”

Diagnosticados os problemas, os estudantes pensaram em uma solução de duas fases. “Desenvolvemos o software para a instituição controlar processos administrativos, como protocolos, entradas e doação de animais, para que tudo aquilo que era feito à mão passasse a ser sistematizado, ganhando em agilidade e segurança da informação”, explica Vinícius. O outro estágio da iniciativa foi criar um site institucional para divulgar e incentivar a adoção dos animais que chegam ao setor.

O Zootec foi doado ao Centro de Controle de Zoonoses de Americana e está em processo de implantação. Os estudantes são responsáveis pela instalação da nova tecnologia e pelo treinamento dos servidores.

“A divulgação vai ajudar tanto a pessoa que perdeu um animal, quanto quem deseja adotar”, afirma a responsável técnica pelo CCZ, Aneli Conceição, que também foi aluna da Etec na década de 1990. “Outra facilidade que esperamos com a implantação do Zootec é a melhora do nosso fluxo de informações. Como hoje tudo ainda é registrado em papel, temos muita dificuldade para fazer levantamento de dados e outros trabalhos burocráticos.”

Além de Vinícius, os estudantes Estevam Nogueira, Julia Zuin, Rogério Domingues e Victor Franco participaram do projeto, que foi orientado pela professora Deise Souza.

Futuro

Durante a 18ª Expotec, o trabalho foi um dos 14 selecionados para o primeiro Programa de Pré-Incubação (PPI) da Incubadora de Empresas de Americana, que começou em 28 de fevereiro. O objetivo da iniciativa é avaliar, em um período de seis a nove meses, se os projetos têm viabilidade de mercado.

Depois do PPI, os projetos que apresentarem potencial de se transformar em empresas poderão se tornar incubados residentes, recebendo acompanhamento, consultoria e monitoria durante até três anos.

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br