29 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Taiti experimenta o ineditismo contra a respeitosa Nigéria

Compartilhe essa notícia!

Taiti_x_NigeriaCampeões continentais da Oceania e da África, Taiti e Nigéria fazem nesta segunda-feira (17), às 16h, no Mineirão, em Belo Horizonte (MG), suas estreias na Copa das Confederações 2013. Os taitianos jogam pela primeira vez na história um torneio mundial, enquanto os nigerianos tentam voltar a surpreender no cenário internacional.

No Taiti, tudo é novidade. Pela primeira vez disputando um torneio mundial, a equipe formada por 22 jogadores amadores – somente Marama Vahirua, que atua no Panthrakikos da Grécia, é profissional – não tem muita responsabilidade. Atualmente a seleção ocupa a 138ª posição no ranking da FIFA.

O técnico da equipe foi realista e preferiu adotar um discurso cauteloso. “Sabemos que há um grande hiato entre o futebol de altíssimo nível que estas seleções (Nigéria, Espanha e Uruguai) podem fazer e o nosso. Vamos tentar aprender para que possamos melhorar o nosso futebol em 10 ou 15 anos”, disse.

Os nigerianos foram os últimos a garantir a classificação para a Copa das Confederações – somente em janeiro, quando foi disputada a Copa Africana de Nações – e também os últimos a chegarem ao Brasil – somente na madrugada de domingo. Representante africano, a expectativa é que a seleção volte a ter bom desempenho em torneios mundiais, como nos anos 90, quando atingiu as oitavas de final da Copa do Mundo, em 94 e 98, e foi campeã olímpica, em 96.

Por enfrentar uma seleção desconhecida, a Nigéria é apontada como favorita, mas o técnico da 31ª colocada do Ranking da FIFA, Stephen Keshi, prega respeito aos adversários. “Vamos nos preparar para o Taiti como vamos nos preparar para pegar a Espanha, o Uruguai e seja lá quem for o nosso adversário”, disse o treinador.

Ficha Técnica

Taiti: Xavier Samin (Mikaël Roche); Vincent Simon, Tamatoa Wagemann, Jonathan Tehau, Teheivarii Ludivion e Edson Lamaire; Lorenzo Tehau, Henri Caroine, Steevy Chong-Hue e Marama Vahirua; Alvin Tehau.
Técnico: Eddy Etaeta.

Nigéria: Vincent Enyeama; Efe Ambrose, Godfrey Oboabona, Kenneth Omeruo e Uwa Echiejile; John Ogu, Obi Mikel e Sunday Mba; Anthony Ujah, Ahmed Musa e Nhamdi Oduamadi.
Técnico: Stephen Keshi.

Árbitro: Joel Aguilar (El Salvador);
Assistentes: William Torres (El Salvador) e Juan Zumba (Eslovênia);
Quarto Árbitro: Ravshan Irmatov (Uzbequistão);
Data: segunda, 17, às 16h;
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG).

 

Fonte: FPF

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!