Suplementação para Praticantes de Esportes de Endurance

De acordo com especialista é fundamental o equilíbrio dos macronutrientes para que os atletas e desportistas não tenham um déficit energético.

 

Os exercícios de endurance são atividades de resistência, como nadar, pedalar, correr e remar. São conhecidos também como exercícios cardiovasculares ou aeróbicos, que aumentam a respiração e os batimentos cardíacos, envolvendo energia, nutrição e desempenho humano. É notado o grande sucesso que esta modalidade esportiva faz no mundo todo, atraindo cada vez mais, tanto atletas de alto rendimento como pessoas fisicamente ativas, que frequentam academias de ginástica e centros esportivos.

 

Com o crescimento de novos adeptos ao esporte, existe uma grande preocupação das pessoas em relação à reposição adequada de nutrientes, pois há um desgaste maior do corpo. O nutricionista esportivo, treinador e consultor científico da Atlhetica Nutrition, Éverton Borttega, explica a importância dos suplementos alimentares na dieta dos praticantes de endurance, uma vez que, variáveis como o tempo de duração do treinamento, a distância percorrida e intensidade alcançada, influenciam na utilização das vias energéticas. “Nos esportes de longa duração como maratona, ciclismo, triátlon, entre outros, o corpo utiliza como fonte principal de energia as vias glicídicas, lipídicas e oxidativas. Por isso, é fundamental o ajuste dietético mantendo o equilíbrio dos macronutrientes (carboidrato, proteína e lipídios), para que esses esportistas não tenham um déficit energético”, declara.

 

De acordo com o especialista, a intensidade do exercício precisa ser levada em conta ao recomendar a suplementação. “Outra variável importante que deve ser ressaltada é em relação ao nível de treinamento do atleta ou desportista, isso implica automaticamente na escolha do substrato que será mais utilizado durante o exercício, podendo utilizar maior quantidade de glicogênio e/ou de lipídios. Dentre todos os substratos, o carboidrato deverá ter uma atenção especial. Existem muitas variações para a manipulação de fontes energéticas e alguns atletas terão melhor desempenho utilizando carboidratos como fonte de energia e outros utilizando fontes lipídicas. Neste tipo de recomendação, o olhar atento para a individualidade biológica é fundamental em qualquer pratica esportiva”, esclarece Éverton. “Cabe ao nutricionista adequar a suplementação, sempre priorizando o nível de treinamento e a duração de cada competição, fazendo com que esse atleta ou desportista consiga melhorar seu desempenho e conquistar o pódio, sem deixar de lado sua saúde”, completa.

 

Confira algumas questões respondidas pelo Nutricionista Esportivo e Treinador, Éverton Borttega:

1.Em um âmbito geral, como é distribuição de carboidratos na suplementação para quem pratica esportes de endurance?

 

EB: Em teoria, temos alguns números de ingestão com relação aos carboidratos ingeridos. Exercício de endurance, com tempo inferior a 1 hora, se preconiza 5 a 7g de carboidrato por kg corporal. Para provas com duração de 1 a 3 horas, utiliza-se 7 a 10g de carboidrato por kg de peso corporal. Lembrando que a teoria nem sempre tem precisão máxima, quando aplicada na prática, devendo sempre adequar esses números para cada atleta ou esporte.

 

2.Para os praticantes de endurance a suplementação faz diferença?

 

EB: O cotidiano de um atleta de alto rendimento exige uma rotina exaustiva de treinamentos. A suplementação é uma aliada para atingir os objetivos de performance dia a dia, pois seria muito difícil esses esportistas atingirem níveis tão elevados apenas com alimentos in natura.

 

  1. Quais os suplementos indicados para quem pratica esportes de endurance?

 

EB: Para facilitar esse aporte energético aos praticantes de endurance, podemos encontrar diversos suplementos, tanto fontes de carboidratos como de lipídeos, são eles:

 

Waximaize – Carboidrato extraído de uma fração do milho de baixa osmolaridade. Rico em vitaminas e minerais, além de ter função isotônica, o que contribui para a reposição de nutrientes perdidos durante o treino intenso ou de longa duração. Este suplemento de alta absorção é formulado para fornecer energia muscular e melhor desempenho.

 

Dextrose – Carboidrato simples que possui uma estrutura molecular de tamanho reduzido, facilitando assim, a sua absorção. Em poucos minutos ela consegue elevar as taxas de glicose no organismo, fornecendo ao corpo energia de forma mais rápida.

 

TCM – Triglicerídeo de cadeia média, é um suplemento elaborado para fornecer energia e contribuir para o desempenho nos treinos. Combate a obesidade, age no metabolismo muscular, favorece a queima de gordura corporal e abaixa os níveis de açúcar no sangue. Trata-se de um lipídio de cadeia de 8-12 ligações de carbonos esterificados ao glicerol. Os triglicerídeos de cadeia média são obtidos principalmente do coco, do caroço do fruto da palmeira e da gordura de leite.

Ômega 3 – São ácidos graxos poli-insaturados de cadeia longa e considerados essenciais, pois não são sintetizados pelo organismo e estão presentes nas mais diversas formas de vida (FERREIRA et. Al., 2010).

Muito utilizado no campo esportivo. Isso se deve ao fato de que o ômega 3 tem grande influência no funcionamento de vários órgãos e sistemas, especialmente na modulação inflamatória, uma vez que os mesmos, aos serem metabolizados, se convertem em eicosanoides, prostaglandinas, leucotrienos, tromboxanos e lipoxinas, todos envolvidos na cascata do processo inflamatório. O processo inflamatório no músculo lesionado pode ser atenuado pelos efeitos positivos da suplementação de ômega 3 em atletas e/ou praticantes de atividade física descrito em alguns estudos, que relataram uma diminuição na síntese de mediadores químicos potentes da inflamação, proporcionando, assim, um menor tempo de recuperação e uma melhor resposta aos exercícios de alta intensidade.

 

Sobre a BrasnutriA Associação Brasileira dos Fabricantes de Suplementos Nutricionais e Alimentos para Fins Especiais, fundada em 9 de maio de 2012, por fabricantes de suplementos nutricionais, objetiva o desenvolvimento de ações em favor da ampliação do mercado, a formalização das relações comerciais, o respeito a um ambiente sadio e competitivo entre os produtos e empresas. Possui o foco de trabalhar na direção de obter da sociedade brasileira, o respeito e o reconhecimento, ao que este setor faz de melhor para o consumidor. www.brasnutri.org.br