STARTUP QUE PROPÕE ELIMINAR O USO DO PAPEL NOS ESCRITÓRIOS JÁ ESTÁ PRESENTE EM 27 PAÍSES

DataScope permite eliminar todos os formulários de papel das empresas e substituí-los por uma solução móvel sustentável, eficiente e econômica.

A dependência do papel é ainda muito forte nos escritórios e muitas vezes é a causa de problemas em termos de produtividade, custos econômicos e aumento do impacto na cadeia emissora de carbono.

Diversos estudos indicam que 90% do trabalho das empresas gira em torno da procura, distribuição e armazenamento de documentos em papel, enquanto metade dos textos arquivados são cópias ou fotocópias dos mesmos documentos impressos.

Perante este panorama, nasce um startup criada por dois jovens, que preocupados em oferecer uma alternativa aos relatórios impressos, criaram a DataScope. É uma opção mais sustentável, eficiente e econômica para o mundo empresarial e permite aumentar a produtividade das empresas em 19%. A plataforma da DataScope já conta com mais de dois mil usuários em mais de 27 países.

 

Como nasceu a idéia?

A DataScope nasceu a partir da busca de uma solução alternativa a utilização de papel nas empresas, através de ferramentas digitais. Com o objetivo de ajudar as indústrias a gerenciarem  de forma mais eficiente os equipamentos de trabalho em campo, os empreendedores desenvolveram uma inovadora plataforma móvel, simples e 100% adaptável a qualquer necessidade. A plataforma,  cria versões móveis e digitais para formulários, assim como: ordens de serviços, inspeções, relatórios ou certificados em qualquer computador, celular ou tablet (Android ou iOS) transformando papel em um recurso desnecessário.

 

“Percebemos que as empresas perdem uma incrível quantidade de tempo e dinheiro, usando tecnologia ultrapassada e pouco ecológica, como o papel.  Apesar dos problemas que ele gera, a maioria das empresas segue utilizando esse material”, diz o cofundador da DataScope, Nicolás Serrano.

 

Nicolás Serrano, Administrador e Mestre em Finanças, juntamente com Antonio Grass, Engenheiro Civil e Mestre em Ciência da Computação, iniciaram seu projeto em 2016. Ambos trabalharam anteriormente em grandes empresas e se deram conta de que havia uma clara oportunidade de melhorar as operações dentro e principalmente fora dos escritórios, auxiliando no preenchimento dos documentos. Com isso, deixaram para trás o mundo corporativo e se dedicaram em tempo integral para desenvolver esta ideia.

 

Como funciona?

“A DataScope é baseada em formulários móveis, ferramentas muito úteis para qualquer organização. Começar a operar com essa plataforma é bastante simples, basta acessar www.mydatascope.com e se cadastrar. Em seguida, você pode baixar o aplicativo e começar a migrar todas as operações de sua empresa para a plataforma. Assim, terá todos os seus indicadores  de desempenho, em um único lugar”, explica Serrano.

 

Uma vez instalado o aplicativo da DataScope no celular,  você poderá substituir qualquer documento de papel, tais como: formulários, ordens de serviço ou relatórios de qualquer espécie, para a plataforma digital e com isso aumentar sua produtividade e melhorar seu controle interno de documentos. Os usuários são registrados na página www.mydatascope.com, selecionam as perguntas que querem incluir no seu formulário (foto, assinatura, código de barra, checklist, texto, etc) e, instantaneamente, poderá deixar de lado o papel e começar a responder seus formulários em seus aparelhos celulares ou tablets. Com o aplicativo, você conseguirá definir tarefas, coletar dados, avaliar o desempenho dos usuários e analisar as informações armazenadas na plataforma móvel.

 

Quais são os benefícios que a plataforma concede?

A adoção de soluções móveis para substituir ou complementar os documentos físicos, não só levam  a uma maior produtividade, mas também, economiza tempo logístico, entre o envio e o processamento do relatório físico no escritório central. Além disso,  promove uma redução importante nos custos, tendo um resultado bastante eficiente, especialmente para organizações com muitas gastos com esses materiais. Além disso, a DataScope entrega os seguintes benefícios adicionais:

 

  1. Melhoria da qualidade do serviço: Um trabalho seguro e eficiente, validado pelo uso de ferramentas de localização por GPS, assinatura digital do trabalhador, data e hora das últimas edições, aumentando a segurança e diferenciando a empresa que usa o aplicativo da DataScope, concedendo melhores vantagens competitivas frente à concorrência.

 

  1. Diminui os riscos: Através do uso da plataforma e aplicativos móveis, diminuímos os riscos que o uso do papel oferece. Além disso, ao preencher o formulário interno e compartilhá-lo online, evitamos situações inconvenientes, como a perda de um relatório físico, ou a má interpretação dos dados.

 

  1. Reduz os custos ambientais: Anualmente, 1,15 bilhões de folhas de papel são utilizadas em escritórios de todo o mundo. De acordo com estudos internacionais, um gerente utiliza 10.000 folhas de papel por ano, e 45% do papel impresso no escritório termina em uma lixeira no final do dia. Uma opção sustentável, como DataScope, em formato de formulário móvel e que substitui os relatórios em papel, representa uma redução de cerca de milhares de folhas de papel por ano em uma pequena ou média empresa.

 

Observação

“Até a presente data, existem mais de dois mil usuários cadastrados em mais de 27 países, que estão usando o nosso aplicativo e derrubando as fronteiras dos negócios locais”, diz Serrano.

Grass conclui: “Esta plataforma foi desenvolvida em nosso país, utilizando tecnologia de ponta, para melhorar todos os processos administrativos e consequentemente possibilitar uma redução de gastos das empresas de todo mundo. Por isso, estamos tão orgulhosos dos bons resultados que temos alcançado a nível global em tão pouco tempo”.

 

Vídeo Promocional no YouTube:

Comentários