Saúde

SP convoca 139 mil adolescentes da região de Campinas para vacinação contra o HPV

Doses estão disponíveis permanentemente nos postos para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos

A Secretaria de Estado da Saúde alerta os pais e responsáveis sobre a importância da imunização contra o HPV (papilomavírus humano). Mais de 139 mil adolescentes e pré-adolescentes da região de Campinas precisam aderir à vacinação.

As doses estão permanentemente disponíveis nos postos para meninas com idade entre 9 a 14 anos e meninos na faixa de 11 a 14 anos. A vacina é eficaz e protege contra vários tipos de cânceres em mulheres e homens. O esquema de imunização completo é composto por duas doses, sendo a segunda aplicada após seis meses a primeira.

Entre o total de adolescentes a serem vacinados, precisam receber a primeira dose 59,5 mil garotas e 80,2 mil garotos. A população-alvo total é de aproximadamente 185 mil de meninas e 132 mil de meninos.

Para a segunda dose, os públicos somam 170,2 mil garotas e 115,5 mil garotos. Ainda precisam ser vacinadas 83,3 mil meninas e 95,3 mil meninos.

Desde 2014, quando a vacina contra o HPV foi incorporada no Calendário Nacional de Vacinação, 125 mil de garotas receberam a primeira dose, o que representa 67,8% da população-alvo. A segunda dose já foi aplicada em cerca de 87 mil (51% de cobertura).

Os meninos passaram integrar o calendário nacional em 2017. Até o momento, 51,4 mil receberam a primeira dose (39%) e, destes, 20,2 mil (17,5%) já estão integralmente imunizados, devido à aplicação da segunda dose.

“A vacina contra o HPV é segura, eficaz e fundamental para a prevenção de tipos de câncer que afetam tanto homens quanto mulheres. A proteção contra o papilomavírus humano só é completa se os adolescentes e pré-adolescentes tomarem as duas doses. Por isso, é fundamental que os pais e responsáveis compareçam aos postos”, afirma a diretora de Imunização da pasta, Helena Sato.

A imunização contra o HPV previne diversos tipos de câncer que afetam os sexos feminino e masculino. A vacina disponível na rede pública de saúde previne cerca de 80% cânceres do colo útero e 90% das verrugas genitais, além de outros tipos de câncer, como câncer anal, de pênis, de vagina e de orofaringe.

 

 

Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br