SOCESP oferece exames gratuitos em Campinas

Exames clínicos, avaliações nutricionais e aferição de pressão serão realizados gratuitamente no dia 9 de abril, na Lagoa do Taquaral

A Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP) – Regional Campinas, em parceria com a TV Doutor, Prefeitura Municipal de Campinas e Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), realizam o evento +VIDA, que ocorre 9 de abril, em celebração ao Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7. O atendimento acontecerá na Lagoa do Taquaral.

O presidente da SOCESP Regional de Campinas, Alessandro Franjotti Chagas, ressalta que serão oferecidos exames para identificar fatores de risco de doenças cardiovasculares, como aferição de pressão arterial, cálculo de Índice de massa corporal (IMC), exames de sangue para diagnosticar diabetes e alteração dos níveis de colesterol. Além de orientações sobre como manter hábitos saudáveis. “Os pacientes que apresentarem alterações serão orientados a procurar uma avaliação mais detalhada com especialista”, explica o cardiologista.

Em 2016 mais de 349 mil óbitos por doenças cardiovasculares aconteceram no Brasil, um aumento de 1,39% em relação ao ano de 2015.

As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no Brasil. Segundo SOCESP, a cada um minuto e meio, uma pessoa morre do coração. Presume-se que ocorram 720 paradas cardíacas no país todos os dias (registros americanos estimam 50 paradas cardíacas para cada 100 mil pessoas por ano). O médico alerta que para reverter esse cenário, é preciso um trabalho de conscientização sobre prevenção e mudança de hábitos.

Dados da Prefeitura Municipal de Campinas apontam que cerce 50 mil pessoas passam pelo Parque Taquaral aos finais de semana, sendo assim, um local estratégico para conseguir levar informação de qualidade à população, comenta o médico da SOCESP.

Comentários
Posted Under